O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) tem o seu estande no 10º Forum de Software Livre, que acontece desde o dia 24 e vai até o dia 27, no Centro de Eventos da PUC, na capital gaúcha. Desde 2007 fazendo a migração de seus servidores e estações de trabalho, a entidade apresentará toda sua experiência e soluções com o uso de programas "open source".

.:Clique aqui e acesse a página do 10º Fórum do Software Livre

Além de ser uma solução mais econômica frente a outros programas licenciados, como os produzidos pela empresa Microsoft, os programas com código aberto são uma opção de economia solidária. Ao invés de pagar uma grande empresa para desenvolver e gerenciar o sistema, o investimento acontece em pequenas companhias locais, incentivando parceiras entre empresas e entidades e socializando o conhecimento.

Vários programas já foram desenvolvidos pelo SindBancários e atualmente estão em uso. Entre eles ganha destaque o Fiel Saúde, o primeiro software em banco de dados sobre saúde do trabalhador desenvolvido no Brasil. Os programas são protegidos por uma licença Creative Commons, que permite a qualquer um usufruir e modificar seu código-fonte, entretanto sem uso comercial.

Mais de 90% das estações de trabalho e 100% dos servidores da entidade já operam com software livre. O SindBancários utiliza a distribuição Debian com tecnologia LTSP (Linux Terminal Server Project).

Conheça os programas desenvolvidos pelo SindBancários

Fiel Associado: trabalha com o cadastro de todos os bancários sindicalizados, incluindo informações sobre arrecadações, convênios, homologações e reservas em auditório. Atualmente, é uma ferramenta de uso fechada da entidade. Porém, ainda em desenvolvimento, permitirá que o associado faça ele mesmo solicitações e atualizações em seu cadastro.

Fiel Contábil/Financeiro: utilizado pelo setor Financeiro do SindBancários, é uma ferramenta de uso contábil. O programa já foi traduzido para o espanhol por uma entidade argentina e aplicado pela Universidade Federal de Goiás nas aulas de economia.

Fiel Saúde: O primeiro software em banco de dados sobre saúde do trabalhador desenvolvido no Brasil. Trás informações completas sobre consultas, afastamentos e outros dados sobre procedimentos e a situação dos sindicalizados.

Fielteca: Banco de dados onde está catalogado todo o acervo da biblioteca do SindBancários. Permite que os sindicalizados façam reservas, solicitações e pesquisas de acervo.

Fonte: Seeb Porto Alegre

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster