Bancários rompendo barreiras no dia nacional de luta por mais segurança
O Sindicato dos Bancários de Londrina realizou nesta quarta-feira (21) manifestação no dia nacional de luta por mais segurança nos bancos, conforme orientação da Contraf-CUT e CNTV.
"Os números são alarmantes. Foram 4 ocorrências somente este ano na base do Sindicato. Em 2011 registramos 18 casos, entre arrombamentos de caixas eletrônicos e assaltos, consumados ou não", relata Luciano Moretto, diretor do Sindicato e suplente da Fetec-Paraná no Coletivo Nacional de Segurança Bancária.
"Posições como as do Bradesco e do Itaú de retirar as portas de segurança, vêm na contramão da realidade vivenciada no dia-a-dia pela categoria, e precisam ser denunciadas e combatidas", complementa Luciano.
Recentemente, o Sindicato esteve reunido com representantes do Bradesco e, na ocasião, o principal assunto foi a cobrança pela instalação imediata de portas de segurança nas novas agências abertas pelo banco. Já o Itaú mantém há tempos algumas agências sem o dispositivo, expondo a vida das pessoas a um risco cotidiano.
"O Itaú e o Bradesco não deviam estar discutindo a retirada de portas de segurança, mas sim a instalação deste equipamento em todas as suas unidades. E não é só isso: outras medidas simples já precisavam ter sido implementadas, como as divisórias e os biombos, além de câmeras internas e externas para combater a saidinha de banco", ressalta Wanderley Crivellari, presidente do Sindicato.
"Para os banqueiros só interessa muitas tarifas, muitos juros, muitas filas e exploração. Os bancários, vigilantes, clientes e usuários merecem mais respeito por parte dos bancos", acrescenta Wanderley.
Fonte: Contraf-CUT com Seeb Londrina