Compareceram bancários e bancárias da ativa e aposentados, diretores e funcionários do Sindicato, dirigentes da CUT, Contraf-CUT e Fetrafi-RS e convidados, como o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Adão Villaverde (PT-RS). Participaram também os ex-presidentes do Sindicato, Milton Mottini Machado (1981-83), Devanir Camargo da Silva (2002-05) e Juberlei Baes Bacelo (2005-11). Também estiveram presentes representantes de deputados estaduais, sindicatos e outras entidades.
Anfitriã das comemorações, a presidenta em exercício do SindBancários, Rachel Weber, deu as boas-vindas e agradeceu a presença de todos. "O Sindicato é protagonista de muitas lutas. Nos anos 90 nos mobilizamos para preservar nossos bancos das ameaças das privatizações. Alguns se foram, mas fomos atuantes para construir alternativas contra esses desmandos", lembrou a dirigente, convidando os presentes para a mostra que se iniciava no Espaço Cultural da Casa dos Bancários.
No dia de seu aniversário, o SindBancários inaugurou a mostra Liquida Brasil – A Perversidade da Privatização. Integrada por fotos, jornais e outros materiais impressos, a exposição resgata o período da venda e entrega do patrimônio dos brasileiros, como o Meridional, o Banespa, a Vale do Rio Doce, a CRT e outras empresas. As imagens são do Arquivo Histórico do SindBancários (AHSBPOA).
Representando a renovação nos quadros da diretoria, Rachel ressaltou a importância da mescla de gerações que hoje integram os quadros do SindBancários. "Essa união é fundamental para renovar os quadros e seguir a sua trajetória de lutas e críticas."
Por fim, Rachel convidou os presentes para participarem das atividades do Fórum Social Temático que acontecerão na Casa dos Bancários. O evento ocorre em Porto Alegre e cidades da região metropolitana, de 24 a 29 de janeiro. "Todos que lutam pela classe trabalhadora estão de parabéns", finalizou.
Em sua manifestação, Adão Villaverde lembrou que a organização para a criação da CUT ocorreu no Sindicato dos Bancários, no início dos anos 80. "Parabenizo a todos por esta data. Hoje a entidade combina atuação na defesa dos trabalhadores com atividades culturais. Que nestes 79 anos o Sindicato continue sendo referência em suas ações, seja na defesa dos trabalhadores bancários e na área de cultura", manifestou o deputado.
Unidade nacional
Representante da Contraf-CUT, o secretário de imprensa Ademir Wiederkehr, que foi diretor do SindBancários em sete gestões, se disse satisfeito por participar da solenidade. "Saúdo a Rachel e especialmente todas as diretoras da entidade. As mulheres estão ocupando seus espaços com garra, dedicação e combatividade. Cumprimento, enfim, cada uma e cada um que contribuiu na construção dessa entidade aos longo desses 79 anos. Todos estão de parabéns", declarou o dirigente.
Ademir lembrou a participação do Sindicato na organização nacional dos bancários, desde o Departamento Nacional dos Bancários (DNB-CUT), em 1985, até a fundação da Contraf-CUT, em 2006. Ele frisou que este ano "comemoramos os 20 anos da convenção coletiva nacional dos bancários, que garante os mesmos direitos aos funcionários de bancos públicos e privados, do Oiapoque ao Chuí". Também defendeu a necessidade da regulamentação do sistema financeiro.
O dirigente da Contraf-CUT ainda pediu e conseguiu fazer um minuto de silêncio à memória do advogado ex-funcionário do BB e ex-secretário-geral do SindBancários (1987-90), Luiz Antonio Castagna Maia, que morreu no último sábado, dia 14, vítima de câncer, em Brasília.
Privataria
Ex-presidente do SindBancários e atual diretor de Saúde da Fetrafi-RS, Juberlei Baes Bacelo, cumprimentou a presidenta em exercício Rachel e toda a diretoria. "São 79 anos de história, mas quem conhece a nossa trajetória sabe que o Sindicato sempre representou o sonho de uma sociedade mais justa e igualitária."
"Estivemos presentes nas principais lutas da classe trabalhadora gaúcha e brasileira. Por isso, no dia 25 de janeiro, vamos debater aqui na Casa dos Bancários as privatizações no Brasil, um período de negociatas e vantagens para aqueles que venderam e entregaram o nosso patrimônio", lembrou Bacelo. Na próxima quarta-feira, dentro das atividades do Fórum Social Temático (FST), o SindBancários recebe o jornalista Amaury Ribeiro Junior, que vem a Porto Alegre para lançar o livro A Privataria Tucana.
A obra é uma das mais vendidas no Brasil desde o seu lançamento, no final do ano passado. Em 344 páginas, Amaury conta com detalhes e comprova com vasta quantidade de documentos os crimes de tráfico de influências, evasão de divisas e favorecimento ocorridos durante o processo de privatização realizado nos governos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
"Com esta atividade da próxima semana, o Sindicato demonstra a sua vocação de luta desses 79 anos por um mundo mais justo e igualitário. Viva o SindBancários e seus 79 anos", finalizou.
Fonte: Contraf-CUT com Seeb Porto Alegre Dirigentes do SindBancários, Fetrafi-RS e Contraf-CUT brindam aniversário
Uma grande confraternização da categoria e muitos convidados. Assim foi a festa de aniversário dos 79 anos do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre, comemorados na quarta-feira, dia 18 de janeiro, que lotou o salão de festas da entidade, no centro da capital gaúcha.