encontro_estadual_bancarios_bancos_publicos.jpg
encontro_estadual_bancarios_bancos_publicos.jpg
Neste sábado, 15 de maio, o Sindicato dos Bancários da Paraíba (SEEB – PB) e o Sindicato dos Bancários de Campina Grande e Região (SEEB – CGR) realizaram o Encontro Estadual dos bancários da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco do Nordeste do Brasil. O evento aconteceu no auditório do SEEB – PB e contou com a participação de William Mendes, diretor de formação da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que fez a análise de conjuntura e debateu os assuntos específicos dos funcionários do Banco do Brasil.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques abriu o evento agradecendo a boa presença dos bancários dos bancos públicos e em seguida compôs a mesa com Marcelo Alves (secretário geral do SEEB-PB), Rostand Silva Lucena (presidente do SEEB-CGR), Lucius Fabiani (presidente da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito do Nordeste / Fetec-NE), Susana Alves (delegada sindical do BB – Ag. Estilo João Pessoa) e William Mendes, representante da Contraf-CUT.

Após a saudação dos componentes, a mesa foi desfeita e o diretor do SEEB – PB, Edson Borges apresentou os números da pesquisa sobre segurança bancária realizada em 68 agências de bancos que atuam em João Pessoa e na área metropolitana da capital, chamando a atenção dos presentes sobre a fragilidade da segurança e os riscos que bancários, clientes e usuários correm durante os expedientes bancários no Estado."O aumento da incidência de assaltos, sequestros, arrombamentos e práticas criminosas como a chamada ‘saidinha de banco’ estão deixando a população totalmente insegura. Daí, a necessidade urgente de lutarmos por mais segurança em geral, principalmente nos bancos", concluiu.

Em seguida, William Mendes fez a análise de conjuntura política e econômica, seguida de um debate com a plenária, que teve uma participação importantíssima nas discussões dos temas da atualidade e dos desafios dos bancários em mais uma campanha salarial este ano. "Apesar do neoliberalismo estar em xeque no mundo e do recorde de popularidade do presidente Lula, há uma ofensiva dos ‘neocon’ na sociedade, muito presente através da voz da grande mídia (PIG – Partido da Imprensa Golpista) e também pela manutenção de visões bastante conservadoras nas instituições da democraciacia burguesa contra os movimentos sociais, a exemplo do MST, movimento sindical, moradores de rua, etc. E tudo isso aumenta ainda mais os desafios, por conta dos enfrentamentos tão comuns em uma campanha salarial", enfatizou.

William Mendes também destacou o papel da Central Única dos Trabalhadores (CUT), a quem cabe o encaminhamento das lutas por aumento de salários e maior distribuição de renda, redução da jornada de trabalho, redução da taxa de juros, criação de trabalho decente e defesa do emprego e aprovação da Convenção 158, da Organização Internacional do Trabalho (OIT). E foi mais além, ao afirmar que desde a democratização no país é a primeira eleição majoritária em que Lula não estará na disputa. "Os trabalhadores terão papel fundamental nas eleições deste ano; ou o Brasil segue avançando democrático e inclusivo, ou o Brasil volta ao passado de exclusões e subserviência mundial", concluiu.

O ponto alto do Encontro Estadual dos Bancários de Bancos Públicos foi a escolha dos delegados que vão representar os bancários da Paraíba nos respectivos congressos nacionais. Eis os escolhidos dentro da cota do Sindicato dos Bancários da Paraíba: Banco do Brasil – Francisco de Assis Chaves "Chicão" e Magali Pontes; Caixa Econômica Federal – João Batista Crispim e Joseane Guedes; Banco do Nordeste do Brasil – Marcos Antônio Soares e Nelson Vasconcelos e Silva.

Para Marcos Henriques, o evento foi o pontapé inicial rumo à mobilização para a construção da Campanha Nacional dos Bancários 2010, muito participativo e com discussões de alto nível.. "Só com muita mobilização e luta conseguiremos avançar nas nossas conquistas. Mas, se depender da disposição desses bravos companheiros que aqui estiveram debatendo até o meio da tarde deste sábado ensolarado, teremos mais uma campanha salarial vitoriosa este ano", arrematou.

Fonte: SEEB – PB / Otávio Ivson


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *