Getting your Trinity Audio player ready...
|
Data histórica
O Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, lembra o dia em que o líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, foi assassinado, em 1695.
Em 20 de novembro de 1971, o Grupo Palmares de Porto Alegre, liderado pelo poeta Oliveira Silveira, realizou o primeiro ato público da história do Brasil em homenagem a Zumbi. O líder negro foi apresentado como herói nacional e o 13 de maio apontado como farsa da abolição. A ideia se espalhou por outros movimentos sociais de luta contra a discriminação racial e, no final dos anos 1970, já aparecia como proposta nacional do Movimento Negro Unificado.
O 20 de novembro foi incluído, em 9 de janeiro de 2003, por meio da lei número 10.639, no calendário escolar de todo o país. Esta lei tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.
Com isso, professores devem inserir em seus programas aulas sobre os seguintes temas: História da África e dos africanos, luta dos negros no Brasil, cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional. O objetivo é resgatar as contribuições dos povos negros nas áreas social, econômica e política ao longo da história do país.
Fonte: Rodrigo Couto, Seeb Brasília