Crédito: Seeb Curitiba
Seeb Curitiba
Intransigência do HSBC levou o Sindicato dos Bancários de Curitiba e região a realizar na manhã desta quarta-feira, dia 18 de novembro, um novo protesto contra a alteração na Participação dos Lucros e Resultados (PLR) paga aos trabalhadores do banco inglês. Desta vez, o ato foi uma panfletagem nas agências premier Comendador Araújo e Palácio Avenida.

Este foi mais um de uma série de protestos que pressiona o banco inglês para reverter sua decisão de destinar, de forma conservadora, um grande volume de recursos para "provisionamento de pagamento de duvidosos", não contabilizando este valor para distribuição e pagamento da PLR.

Os clientes do HSBC receberam uma carta aberta dos dirigentes sindicais que participaram da mobilização.

Veja a íntegra do documento:

CARTA ABERTA AOS CLIENTES DO HSBC

Falta de funcionários para um bom atendimento aos clientes, filas intermináveis, juros abusivos: este é o cenário do banco líder em reclamações junto ao Banco Central e que faturou R$ 2,1 bi no 1º semestre

O HSBC Brasil não está prestando um atendimento de qualidade aos seus clientes. São filas intermináveis, causadas pela falta de funcionários, e cobrança de tarifas abusivas que prejudicam os clientes. Para os trabalhadores, metas opressivas e sobrecarga.

Esta situação já foi assunto de reuniões com a direção do banco diversas vezes. Entretanto, o banco nada faz para solucionar questões. Ao contrário, fecharam agências em todo o país, demitiram funcionários, aumentaram as metas de vendas de produtos e, desta forma, provocaram o adoecimento de trabalhadores.

O resultado está presente no ranking de reclamações feita pelos próprios clientes junto ao Banco Central, liderado há tempos pelo banco inglês.

A empresa também está causando a ira nos bancários, que contribuíram para o lucro de R$ 2,1 bi-lhões atingido no primeiro semestre de 2009 e continuam sofrendo com um péssimo tratamento. Mais uma vez, os funcionários do HSBC tiveram problemas na hora do banco pagar a remuneração variável.

O lucro resultante do esforço dos trabalhadores foi drasticamente reduzido após uma série de provisionamentos para cobrir possíveis perdas futuras. Ou seja, o banco realizou um ajuste contábil e praticamente sumiu com o resultado. Dos R$ 2,1 bilhões faturados, a referência para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) virou R$ 249 milhões.

Isso levou a um pagamento rebaixado da PLR, comparativamente aos demais bancários, ocasionando uma série de protestos por todo país.

O movimento sindical está pressionando o banco inglês a modificar sua postura e respeitar os trabalhadores e clientes.
Só com muita luta e com o apoio dos clientes poderemos reverter essa situação.

RESPEITO AOS CLIENTES BRASILEIROS
VALORIZAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS E MELHORIA DA PLR

HSBC: Chega de exploração!
Respeite o Brasil e os brasileiros!

Fonte: Seeb Curitiba

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