Precárias condições de trabalho prejudicam atendimento aos clientes
Os bancários de Dourados, no Mato Grosso do Sul, paralisaram nesta terça-feira (8), por volta das 10h40, a agência do Santander na região central da cidade. O motivo foi a falta de funcionários e as péssimas condições de trabalho. A agência permaneceu fechada durante todo o dia.
Segundo Raul Verão, presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados, a mobilização se fez necessária depois de esgotadas todas as possibilidades de diálogo. "Primeiro cobramos a administração local das duas agências e no dia 10 de abril, ou seja, há quase 30 dias, nos reunimos com os gerentes regionais do Santander, responsáveis pelas agências do MT e MS, e os colocamos a par da situação caótica vivida pelos funcionários. Infelizmente, até o momento nada foi feito", critica o dirigente sindical.
A precariedade vivida pelos bancários se reflete no atendimento prestado aos clientes e usuários. "A situação é tão absurda que, segundo depoimentos colhidos nesta manhã, alguns clientes que chegaram ontem às 10 horas no banco, para uma simples abertura de conta, ficaram aguardando até as 16 horas e não foram atendidos, sendo obrigados a retornarem nesta terça-feira, já que a empresa onde os mesmos trabalham determinou que a conta fosse aberta no Santander", explica o sindicalista.
Danos morais
Em março deste ano, o Santander foi condenado em Dourados por danos morais, a partir de ação movida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), depois de denúncia do Sindicato acerca das péssimas condições de trabalho nas agências.
Além disso, em nova e recente fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), a pedido do MPT, novamente foram constatadas inúmeras irregularidades, com a lavratura, somadas as duas agências, de mais 26 novos autos de infração, conforme relatório do MTE recebido pelo Sindicato nesta segunda-feira (7).
Santander: respeite o Brasil e os brasileiros!
Fonte: Contraf-CUT com Seeb Dourados