Getting your Trinity Audio player ready...
|

Depois, a Orquestra Fascinação tomou o comando da festa, com um passeio pelos ritmos que marcaram os diferentes períodos destes 80 anos de história. Enquanto isso, em um telão, imagens, cenas e fotos convidavam os participantes a um mergulho na memória de oito décadas de luta.
Uma pausa na música para o anúncio dos vencedores da Copa 80 anos. Com muita alegria, a equipe campeã, Itaú, compareceu em peso para receber o troféu. E fez festa no salão do Líbano.
Encerrada esta etapa, era hora de cair na dança, em um festejo que varreu a madrugada.
Vídeo e revista para resgatar os 80 anos de história
Na sexta-feira, dia 25, foi realizada a solenidade de lançamento do vídeo e da revista comemorativa. Dezenas de pessoas lotaram o auditório do Sindicato para participar do evento.
Mas, o que era para ser um ato solene, logo se transformou num encontro de velhos amigos que não se viam há anos. Ex-dirigentes do Sindicato e lideranças do movimento dos trabalhadores de outrora se abraçavam e, emocionados, mataram as saudades e colocaram a conversa em dia.
Na abertura da festa, o mestre de cerimônias lembrou que em 1931, na época da fundação do Sindicato, os trabalhadores praticamente não tinham nenhum direito. Não havia salário mínimo, férias remuneradas, 13º salário, aviso prévio, hora extra. Nem carteira de trabalho existia. "Para chegarmos às conquistas que os trabalhadores do Brasil têm hoje foi preciso muita luta, suor e garra", lembrou o metre de cerimônias.
Logo em seguida, foi composta a mesa que saudou os participantes da solenidade. Comandada pela presidenta do Sindicato, Jaqueline Mello, a mesa contou com a presença do presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, do secretário nacional de Relações de Trabalho da CUT, Manoel Messias, do presidente da CUT de Pernambuco, Sérgio Goiana, do vice-presidente da Fetrafi Nordeste Marcos Henriques e Silva, do secretário de Administração do Sindicato, Epaminondas Neto, e do representante da Prefeitura do Recife, o assessor especial Fernando Nascimento.
Homenagens
Durante a solenidade, o Sindicato prestou uma homenagem a ex-presidentes e lideranças que participaram da fundação da entidade, em 1931. O único sócio-fundador que ainda está vivo, Irineu Nascimento, foi representado por sua filha, que recebeu uma placa das mãos da presidenta Jaqueline Mello.
Fonte: Seec PE