A diretoria do Sindicato dos bancários de Santos e região (Seeb Santos) paralisou a agência da Nossa Caixa dentro do Poupatempo/Santos, sábado, dia 17/01/2009, durante todo o dia, pela segunda vez, para protestar contra a ilegalidade do trabalho de bancários aos sábados. A Lei 7.430 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é clara: bancário não trabalha aos sábados. Portanto os bancários estão trabalhando ao desamparo da Lei em vigor.

O Artigo 224 diz: A duração normal do trabalho dos empregados em bancos, casas bancárias e Caixa Econômica Federal será de 6 (seis) horas contínuas nos dias úteis, com exceção dos sábados, perfazendo um total de 30 (trinta) horas de trabalho por semana. (Redação dada pela Lei nº 7.430, de 17/12/85, DOU 18/12/85) – CLT
Tornando ilegal ter postos bancários nos Poupatempos do Estado de São Paulo abertos aos sábados.

Isto fere o artigo 224 da Lei da CLT. O golpe para afrouxar as leis trabalhistas, é bem conhecido dos comerciários, por exemplo. Esta categoria há décadas passadas trabalhava de 2ª a 6ª, das 8h às 18h, com duas horas de almoço e aos sábados, das 8h às 12h.

Hoje, com a exploração dos patrões e a entrega dos direitos, os comerciários trabalham de 2ª feira a domingo, inclusive aos feriados. Como exemplo podemos citar que aqueles que trabalham em grandes supermercados e lojas de departamentos, em meses de pico, como novembro de dezembro, são obrigados a trabalhar o mês todo sem folga.

A diretoria do Sindicato é solidária a todos que procuram os serviços do Poupatempo e acham que deve abrir aos sábados, mas bancário não trabalha aos sábados em qualquer lugar. É possível criar rotinas onde as taxas possam ser pagas de 2ª a 6ª feiras ou outras soluções.

A sociedade organizada e os trabalhadores em geral devem repudiar o ato de o governo explorar os trabalhadores e passar por cima da Lei. Porque hoje são atacados os direitos dos bancários, amanhã serão os de qualquer um senão houver luta pelas conquistas trabalhistas!!!

Fonte: Seeb Santos

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster