Banrisulenses querem transparência para resolver problemas da Fundação
Diretores do Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e da Fetrafi-RS se reuniram com a direção do Banrisul na manhã de terça-feira, dia 13, na capital gaúcha. Os sindicalistas foram recebidos pelo diretor de Tecnologia de Informação, Joel Raymundo, para debater assuntos relacionados à Fundação Banrisul, Quadro de Carreira e sistema de metas.
Na avaliação do movimento sindical, o debate sobre a Fundação Banrisul deve ser transparente, envolvendo principalmente os banrisulenses, que demonstram preocupação com seus rumos. Os dirigentes cobraram a constituição da comissão tripartite, que já havia sido proposta nas negociações específicas da Campanha Salarial 2011.
O diretor do banco informou que a Comissão será instalada na próxima quarta-feira, dia 21, às 9h30, quando ocorre a primeira reunião. Este fórum será integrado por dois diretores do Banrisul, dois diretores da Fundação e seis indicados pelo movimento sindical, incluindo ativos e aposentados.
Ainda sobre esse tema, Joel Raymundo disse que uma proposta está sendo elaborada para sanar os problemas do déficit da Fundação. A apresentação do estudo está prevista para a reunião da próxima semana.
Quadro de Carreira
Já em relação ao Quadro de Carreira, que está em sua fase de finalização dos trabalhos, o representante do banco reafirmou a disposição da diretoria em definir um projeto de consenso com a representação dos funcionários.
Segundo o diretor do Banrisul, os estudos estão dentro do prazo de conclusão, previsto para o mês de junho. A previsão é de que ainda no mês de março a proposta seja finalizada, para apresentação, discussão e encaminhamento de sugestões dos banrisulenses. Também está prevista a realização de um evento em abril, para conclusão e aprovação da contraproposta a ser encaminhada ao banco.
Sistema de metas
A imposição de metas também foi discutida com o representante do banco. Raymundo afirmou que mudanças no sistema estão em debate com a diretoria. Os dirigentes sindicais também pediram a instituição de um GT específico sobre o assunto e a proposta será levada para avaliação da diretoria.
Pelo SindBancários, participaram da reunião o presidente Mauro Salles e os diretores Luciano Fetzer e Milena de Oliveira. Denise Corrêa, Carlos Augusto Rocha e Jorge Almir representaram a Fetrafi-RS.
Assessoria
O advogado Ricardo Castro foi contratado pela Fetrafi-RS e pelo SindBancários para assessorar a entidade nos temas relativos à Fundação Banrisul.
Sócio do Escritório de Direito Social, bacharel em Direito pela PUCRS, Ricardo tem especialização em Gestão de Entidades Fechadas de Previdência Complementar e é assessor jurídico de diversas entidades, como a Associação Nacional dos Participantes de Fundos de Pensão (ANAPAR) e a Apcef/RS.
O advogado já assessorou a área Jurídica do SindBancários, na década de 90 e começo dos anos 2000.
Fonte: Fetrafi-RS