Crédito: Seeb ABC
Seeb ABC
Dia Nacional de Luta pelo Emprego cobra fim das demissões

Os bancários de São Bernardo do Campo, no ABC paulista, fizeram na manhã desta segunda-feira (13) manifestação em agências do Itaú no centro da cidade, com a participação de atores do grupo de teatro Arca, que representaram a pressão que os trabalhadores do banco sofrem.

"A apresentação do grupo Arca mostrou a realidade de como funciona a pressão que o banco faz para que os trabalhadores vendam seus produtos para os clientes", disse Adma Gomes, diretora do Sindicato dos Bancários do ABC e funcionária do Itaú.

A manifestação aconteceu simultaneamente em todo o Brasil como parte do Dia Nacional de Luta pelo Emprego. Durante a atividade, os diretores do Sindicato distribuíram material para os bancários e para os clientes sobre a situação do banco.

Apesar do lucro de mais de R$ 7 bilhões no primeiro semestre de 2012, o Itaú demitiu mais de 12 mil bancários e fechou 9.014 postos de trabalho nos últimos 12 meses. "Essas demissões estão provocando falta de funcionários nas agências, obrigando gerentes a ficarem nos caixas e, muitas vezes, impedindo o bancário de realizar suas necessidades básicas, como almoçar ou ir ao banheiro", explica Adma.

"As demissões não têm explicação nem moral, ética ou financeira. O banco tem lucros exorbitantes, enquanto que os trabalhadores sofrem com sobrecarga de trabalho e acúmulo de funções e isso prejudica o atendimento aos clientes", disse Eric Nilson, presidente do Sindicato, aos trabalhadores e clientes.

Fonte: Contraf-CUT com Seeb ABC