A Contraf-CUT, os sindicatos e as federações realizam nesta sexta 30, dia de luto no HSBC em todo país contra a manipulação na Participação dos Lucros e Resultados (PLR), que reduziu drasticamente o valor pago aos bancários. As entidades também denunciarão o descaso com os clientes.
A manifestação ocorre na véspera do feriadão do dia de finados e tem por objetivo cobrar negociações com o banco inglês para discutir a melhoria no pagamento da PLR. Na quarta-feira ocorreram paralisações em dezenas de agências por todo país.
Além da melhoria na PLR, os bancários exigem a valorização dos funcionários, mais contratações, fim das filas, redução dos juros e tarifas.
Carta a UNI Sindicato Global
A Contraf-CUT também enviou documento para a UNI, por meio da secretaria de relações internacionais, para que repercuta nas Américas a mobilização dos bancários brasileiros do HSBC, já que as atividades também fazem parte do marco da campanha internacional sobre proteção dos empregos e direitos.
"Vamos continuar lutando até que o HSBC reconheça e valorize de fato os seus trabalhadores, pagando corretamente o que lhes é devido", afirma Marcelo Alves, diretor do SEEB-PB e funcionário do banco.
Fonte: SEEB-PB, com Contraf-CUT