Getting your Trinity Audio player ready...
|
O pré-Congresso contou com a participação do atual presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro, que fez uma análise de conjuntura e balanço da gestão. Também esteve presente o secretário de finanças da Contraf-CUT, Roberto von der Osten, o Betão.
"Pretendemos, no próximo triênio, manter uma gestão pautada no diálogo e na união, dando seguimento ao modelo de organicidade já adotado atualmente. Teremos como temas prioritários a defesa do emprego, a discussão da remuneração variável e as melhorias na saúde e nas condições de trabalho", destacou Cordeiro.
Ao longo do dia, a plenária também avaliou o texto-base elaborado pela Confederação e fez sugestões. "Trata-se de uma oportunidade muito rica para o Paraná apresentar e debater suas posições, bem como para darmos nossa contribuição para a próxima gestão da Contraf-CUT", afirmou Elias Jordão, presidente da FETEC-CUT-PR.
Neste ano, cada Federação filiada ou orgânica da CUT deve realizar seu pré-Congresso, com a participação dos delegados eleitos em assembleia. Trata-se de uma inovação, que visa ampliar os debates e fortalecer a participação dos estados.
Os delegados eleitos para representar Curitiba e região são: Otávio Dias, Genésio Cardoso, Carlos Kanak, Eustáquio Moreira, Ana Fideli, Ana Smolka e Cristiane Zacarias. Os suplentes são Karla Huning e Márcio Kieller.
"Pela primeira vez, estão acontecendo debates regionais, antes do Congresso da Contraf-CUT, o que podemos considerar como mais um avanço na gestão participativa que vem sendo realizada na Contraf-CUT", pondera Otávio Dias, presidente do Sindicato dos Bancários de Curitiba e região.
3º Congresso da Contraf-CUT
Durante o Congresso, será eleita a nova direção da Confederação para o triênio de 2012-2015.
"Estamos atravessando um momento histórico no Brasil e no mundo, com grandes oportunidades e desafios. Para tanto, precisamos avaliar a conjuntura, fazer um balanço da nossa gestão, definir estratégias e posicionar o movimento sindical para disputar os rumos do país", avalia o atual presidente da Contraf-CUT.
Os temas centrais para os debates são: Conjuntura Nacional e Internacional; Balanço da Gestão 2009-2012; e Estratégia da Contraf-CUT. "Nosso objetivo é fortalecer a organização e a mobilização dos trabalhadores do ramo financeiro", completa Cordeiro.
Fonte: Renata Ortega – Seeb Curitiba