O Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro realiza nesta quarta-feira, dia 29, ao meio-dia, na agência da Caixa Econômica Federal da Avenida Rio Branco, 134, no Centro, ato para cobrar dos bancos um programa de prevenção e informação sobre a gripe suína (Influenza A). A entidade publicou no Jornal Bancário no dia 14 de julho matéria sobre a reivindicação da categoria além de divulgar orientações do Ministério da Saúde com medidas simples e cotidianas de prevenção. Até o momento não recebemos nenhuma resposta dos bancos.
Primeiro caso confirmado
No edifício da CEF na Avenida Almirante Barroso ocorreu o primeiro caso confirmado de um bancário vítima da doença no Município do Rio de Janeiro e há a informação de que, no mesmo setor, há dois casos suspeitos, incluindo uma bancária grávida.
Além de proteger a saúde e a vida de bancários, clientes e usuários dos bancos, o Sindicato tem como objetivo contribuir com os esforços do governo e da sociedade para evitar uma pandemia no Brasil.
Agências de alto risco
A preocupação do Sindicato deve-se ao fato de que as agências são locais de grande circulação de pessoas, inclusive turistas estrangeiros e brasileiros vindos do exterior, o que aumenta a possibilidade de incidência. Além disso, a maioria das unidades bancárias possui ambientes fechados, com limitações ou problemas de circulação de ar, facilitando o contágio. Em função desses riscos à saúde dos bancários e da população reivindicamos um programa nos bancos de prevenção e informação sobre a gripe suína.
A sociedade precisa se mobilizar. A prevenção é o melhor remédio.
Fonte: Seeb Rio