O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região (SindBancários) e o Sindicato dos Bancários do Vale do Paranhana reuniram-se na manhã de sexta-feira, dia 5, com a Superintendência Regional do Vale do Sinos da Caixa Econômica Federal.
O encontro com o superintendente Paulo Nergi foi solicitado pelos sindicatos com o intuito de tratar de problemas reclamados pelos empregados do banco, e foi pautado por assuntos como o cumprimento da legislação trabalhista, jornada e condições de trabalho, contratação de novos empregados, nomeação de novos CaixasPv, desvio de função dos Avaliadores de Penhor, problemas com ar-condicionado nas unidades e qualidade do atendimento.
Com base em reclamações e denúncias dos bancários, os diretores dos sindicatos solicitaram providências para que a empresa melhore as condições de trabalho. Os dirigentes sindicais questionaram as ocorrências de realização de horas extras excessivas e com caráter de continuidade. Registrou-se também o desrespeito aos intervalos de almoço de uma hora quando da realização de trabalho extraordinário.
A Superintendência afirmou que orienta as unidades para que estas respeitem o cumprimento da jornada de 6 horas. Nos casos de necessidade de prorrogação de jornada, a representação da empresa afirmou que o respeito aos intervalos de 1 hora é uma orientação constante da SR Vale do Sinos, bem como o registro, no SIPON, de toda a jornada de trabalho.
O SindBancários foi representado pelo diretor de Finanças, Tiago Vasconcellos Pedroso, pelos diretores Maristela da Rocha e Francisco Magalhães, todos empregados da Caixa.
Pelo Sindicato do Vale do Paranhana, participaram os diretores Ana Betim, Francisco Dutzig e Tânia Figueiró.
Outros encontros
A reunião com a SR Leste Gaúcho está marcada para quinta-feira, dia 11, às 14hs.