Getting your Trinity Audio player ready...
|
Crédito: Seeb Brasília
Mobilização conjunta fortalece movimento dos trabalhadores
"A unificação das lutas dos bancários, dos funcionários dos Correios e de outras categorias é fundamental para a vitória dos trabalhadores. Temos que mostrar aos patrões que não vamos nos deixar derrotar", afirmou o presidente do Sindicato dos Bancários de Brasília, Rodrigo Britto, durante a assembleia conjunta.
Em conversa com os trabalhadores que participavam da assembleia, a deputada federal e ex-presidenta do Sindicato dos Bancários Erika Kokay (PT-DF) destacou a importância da luta das categorias.
"Venho prestar o meu completo apoio a esses trabalhadores. Sou bancária há quase 30 anos e sei que são essas ações e a unidade que constroem as vitórias. Foi a nossa mobilização que impediu que os Correios e os bancos públicos fossem privatizados", observou.
Defendida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), a unificação da data base dos trabalhadores é essencial para fortalecer a mobilização em prol de objetivos comuns, assim como está ocorrendo com os bancários e os trabalhadores dos Correios.
"As empresas estatais não podem agir com a mesma lógica de um grupo privado que só visa o lucro. Elas precisam priorizar os trabalhadores e a população durante as ações de sua gestão. A mesma data base para os trabalhadores é mais um instrumento para pressionar essas instituições a valorizarem seus empregados", frisou o secretário de Organização da CUT Nacional, Jacy Afonso, que também é bancário.
Cresce adesão à greve dos bancários
Bancários de todo o país, incluindo os do Distrito Federal, continuaram mobilizados nesta quinta-feira (29), terceiro dia de greve nacional da categoria. A greve segue forte e mantém 95% das agências e postos de trabalho fechados.
Correios
"Os representantes dos Correios estão oferecendo uma proposta rebaixada para nossa categoria. A atual direção da empresa está com uma política de desvalorização dos empregados. Por isso, intensificaremos nossa greve para arrancar uma proposta que contemple nossas reivindicações", ressaltou a presidenta do Sindicato dos Correios no Distrito Federal, Amanda Corcino.
Os trabalhadores dos Correios, que iniciaram a greve em 13 de setembro, reivindicam melhores condições de trabalho, aumento real, auxílio creche para todos os empregados, entre outros itens.
Fonte: Thaís Rohrer – Seeb Brasília