Proposta foi elaborada pelo GT Carreira/Banrisul
Uma comissão integrada por membros do GT Carreira/Banrisul, Comando dos Banrisulenses, Fetrafi-RS, Sindicato dos Bancários de Porto Alegre (SindBancários) e sindicatos do interior gaúcho foi recebida no início da tarde de quarta-feira (27) pelo presidente do Banrisul, Túlio Zamin.
O presidente do SindBancários, Mauro Salles, destacou que o conteúdo do Plano de Carreira dialoga com as expectativas e as necessidades da empresa e dos banrisulenses. "Visa modernizar e facilitar a gestão, estimulando a motivação profissional. A forma como foi construído, com os próprios trabalhadores, reflete a realidade do banco. É preciso definir um cronograma para abrirmos as negociações e os debates sobre a proposta que está sendo apresentada", destacou Salles.
Zamin justificou a contratação de uma consultoria para auxiliar ajudar e facilitar o trabalho da Comissão Paritária sobre Plano de Carreira. Para ele, dois projetos deverão receber atenção especial em sua gestão: a Fundação Banrisul e a atualização do plano de cargos e salários.
"A Fundação vai nos consumir recursos, mas precisamos enfrentar", disse o presidente do banco ao mencionar o déficit registrado nos dois últimos anos. Já a proposta de atualizar o quadro de carreira dialoga com o desejo de deixar o banco mais competitivo no mercado.
"Vamos olhar com atenção a proposta de vocês. Claro que podemos ter pontos divergentes, mas vamos mediar e debater. Há convicção política de trabalhar para implantarmos a proposta", afirmou Zamin.
O presidente do banco assumiu o compromisso de entrar em contato na próxima semana para ajustar um calendário de reuniões. "A construção do GT servirá de referência para o debate", completou.
Zamin aproveitou a oportunidade para informar que o banco está contratando 250 novos funcionários. Ele reconheceu que a campanha do movimento sindical "Mais funcionários para o Banrisul, Mais Banrisul para os Clientes" reflete o pensamento da diretoria.
Ele disse ainda que está tramitando na Secretaria da Fazenda um pedido para a contratação de mais 1.000 bancários. "A concorrência está pedindo qualificação e o banco presente junto aos clientes. Temos um projeto de crescimento, por isso a necessidade de irmos repondo as perdas e promovendo novas contratações", completou o presidente.
Manifestação
Pela manhã, os diretores do SindBancários e da Fetrafi-RS realizaram um ato em frente ao prédio da DG, no centro de Porto Alegre, para simbolizar a entrega do Plano de Carreira. Além de destacar os conteúdos do projeto, chamaram os colegas a participarem da atividade.
Fonte: Contraf-CUT com Fetrafi-RS