Crédito: Seeb Porto Alegre
Dentro das atividades do Dia de Luta – que se iniciou na manhã desta quinta, dia 23, com a paralisação de 40 agências de Porto Alegre até as 12h – os funcionários do Banrisul realizaram um ato simbólico em frente ao prédio da Direção Geral (DG). Bancários, diretores do SindBancários e da Fetrafi-RS lavaram as escadarias e a calçada do edifício, em protesto ao esquema de corrupção denunciado pela Polícia Federal, através da Operação Mercari, no Departamento de Marketing. Segundo a investigação, mais de R$ 10 milhões foram desviados.
O presidente do SindBancários, Juberlei Bacelo, parabenizou os banrisulenses que, mesmo pressionados pela falta de condições de trabalho e metas abusivas, realizam seus serviços honestamente. "As pessoas que se aproveitaram de sua gestão para colocar a mão no dinheiro dos gaúchos deveriam seguir o exemplo dos funcionários do banco, que hoje estão mostrando para toda população que estão vigilantes. Temos que resguardar a imagem do Banrisul e de seus funcionários, que sempre exerceram suas funções com dignidade", assegurou.
Já o diretor da Fetrafi-RS, Carlos Augusto Rocha, lamentou que a direção continue a ignorar os funcionários. "Essa é uma pequena demonstração da nossa mobilização e da nossa indignação contra a postura da diretoria do banco. Se não mudarem de atitude, mostraremos toda a força dos bancários na greve", afirmou.
Na análise da diretora de Saúde e Condições de Trabalho do SindBancários, Lourdes Rossoni, o movimento ganhou mais força com a presença de banrisulenses de diversas agências de Porto Alegre. "Nós ajudamos a construir o banco e a torná-lo uma instituição respeitável. Enquanto isso, a mesma direção que não viu milhões serem roubados de baixo de seu nariz, em nome de contenção de despesas, cortam o ar-condicionado e até nos proíbem de utilizar o banheiro por mais de um minuto", indignou-se a diretora.
Paralisação até as 12h
As agências do Banrisul Duque de Caxias, Menino Deus, São João, João Pessoa, Borges de Medeiros, Andradas, Coliseu, União, Parcão, Alto Petrópolis, Caminho do Meio, Bomfim, Otávio Rocha, Universitária, Passo D"Areia, Shopping Total, Beira-Rio, Palácio da Polícia, Agência Central e departamentos paralisaram suas atividades até o meio-dia desta quinta, 23.
Fonte: Seeb Porto Alegre