Minas Gerais abre nesta sexta-feira, 18 de junho, o calendário de conferências regionais que serão realizadas em todo o país em preparação à 12ª Conferência Nacional dos Bancários, que definirá a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha Nacional 2010. A Contraf-CUT elaborou um caderno especial com subsídios para a discussão nas conferências regionais, que está sendo enviado a todos os Estados.

Clique aqui para acessar o PDF e ler os subsídios.

As conferências regionais também serão subsidiadas pelos resultados das consultas aos bancários que foram encaminhadas por todos os sindicatos e federações.

Clique aqui para acessar a consulta da Campanha Nacional 2010.

Os bancários mineiros se reunirão entre sexta-feira e domingo, na Apcef-MG, em Belo Horizonte, para discutir e definir as propostas que levarão à 12ª Conferência Nacional, que será realizada entre 23 e 25 de julho, no Rio de Janeiro.

O calendário da campanha deste ano foi definido pelo Comando Nacional dos Bancários na reunião realizada dia 20 de maio na sede da Contraf-CUT, em São Paulo.

"Com esse processo de discussões em todas as bases sindicais, queremos ampliar a participação democrática da categoria na definição da campanha e buscar a unidade nacional dos bancários visando novas conquistas na campanha salarial", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT.

O Comando definiu que os debates preparatórios e durante a Conferência Nacional serão realizados em torno de quatro grandes temas, os quais sempre abordarão simultaneamente todas as questões de igualdade de oportunidades envolvendo gênero, raça, opção sexual e pessoas com deficiência:

Remuneração. Esse debate envolve desde os conceitos sobre remuneração dos bancários – direta e indireta, fixa e variável – até os índices de reajuste que a categoria deve reivindicar na campanha deste ano.

Emprego. Além de conhecer o histórico sobre a evolução do emprego na categoria, aqui os bancários vão discutir como combater a terceirização, precarização, os correspondentes bancários e como criar novos postos de trabalho no sistema financeiro.

Saúde do trabalhador e segurança bancária. Como melhorar as condições de trabalho e acabar com as metas abusivas e o assédio moral, além de proteger os trabalhadores e clientes contra violência e assaltos, são alguns dos temas que serão debatidos nesse grupo.

Sistema Financeiro. Esse tema envolver a discussão sobre o papel dos bancos públicos, a luta em sua defesa e contra as privatizações, a regulamentação do artigo 192 da Constituição (que trata do sistema financeiro), correspondente bancário e plataforma dos bancários para as eleições 2010.

O calendário das conferências regionais

Em 17 de julho encerra o prazo para realização das conferências em todo país e no dia 22 de julho será feita a sistematização dos temas votados. Veja a programação das conferências em cada região:

Fetec – PR

26 e 27 de junho

Fetrafi – RS

26 de junho

Fetraf – MG

18, 19 e 20 de junho

Feeb – RJ/ES

17 de julho

Feeb – BA/SE

09 e 10 de julho

Feeb – SP/MS

13 e 14 de julho

Fetec -NE

16 e 17 de julho

Fetec – SP

17 de julho

Fetec – CN

30 de junho e 1 de julho

Fonte: Contraf-CUT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *