Susan é licenciada em Filosofia pela Sorbonne e doutora em política pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris). Autora de diversos livros, é dirigente da Attac-França (Associação pela Taxação das Transações Financeiras em Apoio aos Cidadãos).
Também é conhecida por suas críticas aos dirigentes da globalização corporativa e pelos livros combativos sobre a fome, o desenvolvimento e a dívida dos países pobres. Atualmente, ela argumenta que podemos aprender lições do início dos anos 40 para transformar nossas economias esfaceladas e interromper a mudança climática antes que seja tarde.
A oficina é uma promoção do Sindicato em parceria com a Contraf-CUT, Federação dos Bancários do Rio Grande do Sul (Feeb-RS), CUT-RS e Associação Brasileira de Organizações não Governamentais (Abong).
O sistema financeiro foi objeto de oficinas nas edições anteriores do FSM em Porto Alegre, sob a coordenação da CNB. A Contraf-CUT, fundada em 26 de janeiro de 2006, planeja a realização de um seminário nacional no primeiro semestre deste ano para aprofundar os debates e coletar subsídios para a atualização do projeto de lei, elaborado pela CNB em 1992, visando a regulamentação do artigo 192 da Constituição Federal.
"Orgulha-nos ver a nossa Casa dos Bancários ser Território Social Mundial. Além das nossas duas atividades, a Casa receberá outros eventos e será referência para o público do Fórum Social Mundial", ressalta o presidente do Sindicato, Juberlei Bacelo.
Mostra de cinema
A Casa dos Bancários também estará oferecendo ao público participante do Fórum Social Mundial a mostra "Outros Mundos – O Cinema contra as Injustiças da Globalização". O ciclo, de 26 a 31 de janeiro, terá entrada franca.
O Fórum
O FSM é um espaço internacional para a reflexão e organização de todos os que se contrapõem à globalização neoliberal e estão construindo alternativas para favorecer o desenvolvimento humano e buscar a superação da dominação dos mercados em cada país e nas relações internacionais.
Reuniu-se pela primeira vez em Porto Alegre, entre 25 e 30 de janeiro de 2001, com o objetivo de se contrapor ao Fórum Econômico Mundial de Davos.
Fonte: Contraf-CUT com SindBancários