
Os bancários realizaram na quarta-feira, dia 21, um ato público regional para denunciar e combater o assédio moral na Superintendência Regional do Santander, em Passo Fundo. A manifestação contou com a participação de diretores dos Sindicatos dos Bancários de Passo Fundo, Erechim, Carazinho, Santa Rosa, Santo Ângelo e Cruz Alta.
Houve paralisação das duas agências do Santander, sendo que uma delas é sede da Superintendência Regional.
Os dirigentes sindicais denunciaram à população a maneira desrespeitosa como são tratados os funcionários do Santander. Faixas foram coladas na frente às agências e houve distribuição de panfletos aos clientes e usuários do banco.
A atividade surtiu efeito, garantindo uma reunião com o superintendente, Renato Rosa. O encontro ocorreu na sede do Sindicato de Passo Fundo, com a participação de representantes de todas as bases sindicais presentes na atividade.
Na reunião, os sindicalistas relataram ao superintendente todos os problemas que vêm ocorrendo nas agências que estão sob sua responsabilidade. Ele se comprometeu, juntamente com os gestores de todas as agências, de mudar a forma de tratamento dispensada a todos os trabalhadores, resgatando a dignidade e o respeito devido a todos.
Rosa ainda assumiu o compromisso de avaliar em janeiro de 2013, junto com os sindicatos da regional do banco, se os problemas denunciados foram resolvidos.
Após a reunião, que terminou às 12h, as agências abriram as portas para atendimento ao público. O movimento sindical manterá a vigilância sobre as condições de trabalho e emprego em todos os bancos.
Fonte: Contraf-CUT com Fetrafi-RS e Seeb Passo Fundo