Bancários vão paralisar agências do Itaú em João Pessoa nesta quarta-feira, 16

itau_paralisacao_19072011.jpg
Getting your Trinity Audio player ready...
itau_paralisacao_19072011.jpg
Nesta quarta-feira, 16 de maio, os bancários vão paralisar, das 8h às 16h, as atividades das agências do Banco Itaú em Mangabeira, 30 Horas (na Av. Epitácio Pessoa) e Manaíra (no Retão de Manaíra), em João Pessoa, contra as demissões ocorridas nessas unidades.

 
A paralisação faz parte de uma campanha nacional, coordenada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e encaminhadas pelos Sindicatos em suas respectivas bases, em protesto contra as demissões, o assédio moral, as condições precárias de trabalho e a terceirização.
 
Utilizando serviço de som, faixas e distribuição de carta-aberta à população, os bancários vão denunciar a campanha de marketing “Vamos jogar bola”, que esconde a verdadeira face da instituição financeira que obteve o maior lucro líquido do ano passado: R$ 14,6 bilhões. Quem vê a propaganda na mídia não imagina a realidade vivida pelos bancários.
 
“O banco Itaú pisou literalmente na bola. E está dispensando os funcionários, sem sequer lhes dar a oportunidade de se realocarem ou se inscreverem no Programa de Oportunidade e Carreira (POC). Aquele banco maravilhoso dos comerciais da TV, no horário nobre, nada tem a ver com o Itaú do dia-a-dia; aquele Itaú cruel, que exige o cumprimento de metas absurdas, pessiona, sobrecarrega e permite a prática do assédio moral que adoece os seus funcionários”, desabafou Marcelo Alves, secretário Geral do Sindicato dos Bancários da Paraíba.
 
Campeão – O Banco Itaú é o campeão de lucratividade e de demissões. Mesmo lucrando quase R$ 15 bilhões, em 2011, continuou demitindo. Demissões que complicaram ainda mais o atendimento, pois menos bancários significa mais tempo de espera nas filas.
 
Ganância – Somente com as receita de tarifas sobre serviços, o Itaú poderia duplicar o seu quadro de pessoal, proporcionando um atendimento de qualidade. Mas a ganância pelo lucro não permite que os banqueiros vislumbrem essa possibilidade.
 
Com certeza, o tema a ser explorado pelos bancários na porta das agências paralisadas nesta quarta-feira, 16 de maio, vai ser este:

Itaú, feito para você…
Esperar, se for cliente. Ser demitido, se for bancário.
Enfrentamento ao Assédio Moral e Sexual
Sindicalize-se
Mapa da Violência
Nossos Convênios