Entidades sindicais e representativas do funcionalismo e a diretoria do Banco do Estado do Pará retomaram o debate sobre o PCS na quarta-feira (25), em Belém.
A diretora de Administração do Banpará, Glicéria Melo, informou que é intenção do banco implantar o PCS em janeiro de 2010, nos termos do que foi construído pelo Grupo de Trabalho Paritário que elaborou o PCS. Mas quer debater uma indenização para a retroatividade, com pagamento para dezembro e janeiro. (A retroatividade é de 18 de maio de 2009 a 31 de dezembro de 2009).
O Sindicato dos Bancários do PA-AP, AFBEPA e FETEC-Centro Norte solicitaram, então, que o banco apresente os valores da retroatividade e a proposta de indenização, para que possa analisar e consultar a categoria em assembléia geral.
Vale ressaltar que, neste momento, quando se trata de PCS estamos nos referindo ao reenquadramento funcional produzido pelo GT/PCS. Após a implantação desta etapa, ainda teremos que nos debruçar sobre os critérios de avaliação e progressão funcional.
Ficou marcado para a próxima terça-feira, 1º de dezembro, às 9 horas, na sede da Matriz, a apresentação da proposta.
Assembléia terça
No mesmo dia 1º, às 18 horas, bancárias e bancários do Banpará estão convidados a participarem da assembléia, na sede do Sindicato dos Bancários, para analisar a proposta que o banco apresentará.
Pelas entidades participaram da reunião: Sindicato – Alberto Cunha, Odinéia Gonçalves e Érica Fabíola; FETEC – Vera Paoloni e AFBEPA – Kátia Furtado.
Pelo Banpará: Diretoria – Glicéria Melo e Amaury Valente; Sudep, Rosângela Brandão; assessoria, Alice Coelho.
Fonte: Seeb PA/AP, Afbepa e Fetec-CN