Crédito: Alessandra Terribile/SindBancários
Alessandra Terribile/SindBancários Dirigentes do Comando dos Banrisulenses estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira, dia 9, em Porto Alegre, com representantes da diretoria da Fundação Banrisul de Seguridade Social e da Superintendência de Gestão de Pessoas do Banrisul para a retomada da discussão da pauta específica sobre a Fundação.

Durante o encontro foram debatidas diversas questões apontadas como prioritárias pelo 17º Encontro Nacional dos Banrisulenses, realizado em setembro deste ano.

Os trabalhadores possuem uma série de reivindicações que já foram repassadas à direção da Fundação anteriormente, mas ainda não haviam sido abordadas diretamente pela Comissão Tripartite (integrada pelo Banrisul, Fundação e movimento sindical). Entre as principais propostas dos bancários estão o aumento do benefício mínimo para 50% do salário real na complementação da aposentadoria; o fim das faixas etárias e a cobertura do Fator Previdenciário.

Além disso, os trabalhadores reivindicam uma participação mais efetiva na gestão do Fundo de Pensão, através da eleição direta para diretores nas áreas de Seguridade e Financeira. Os sindicalistas solicitaram ainda que sejam disponibilizadas mais informações sobre os investimentos e aplicações dos recursos da Fundação.

Outra demanda apontada pelo movimento sindical é a realização de seminários sobre a Fundação Banrisul e seus planos de benefícios. Os representantes da Fundação se comprometeram de organizar seminários regionais para pautar os temas: planos de benefícios; políticas investimento; condições específicas de todas as faixas de beneficiários e apresentação de um programa de prevenção previdenciária.

Direitos para homoafetivos

Os sindicalistas indagaram a direção sobre a aplicação da 44ª cláusula da Convenção Coletiva de Trabalho dos Bancários, que prevê a extensão dos benefícios para relacionamentos homoafetivos estáveis. Os diretores da Fundação disseran que farão um estudo para posterior efetivação da cláusula.

Os representantes da Fundação irão encaminhar todas as reivindicações apresentadas pelos sindicalistas à diretoria do Banrisul (instituição patrocinadora). A Fundação dará retorno ao movimento sindical na próxima reunião da Comissão, prevista para a segunda quinzena de novembro.

Veja quem participou da reunião:

Amaro Souza – Feeb/RS
Denise Corrêa – Feeb/RS
Lourdes Rossoni – SindBancários
Luiz Renato Serrasol – SindBancários
Selvino Welter – Sindicato dos Bancários de Horizontina
Carlos Abreu Sica – Sindicato dos Bancários de Pelotas

Emílio Keidann Júnior – Presidente da Fundação Banrisul
José Inácio Freire – Diretor de Previdência da Fundação
Ademar Sartori – Superintendente de Gestão de Pessoas – Banrisul
Gaspar Saikoski – Gerente de Administração – Banrisul

Fonte: Marisane Pereira – Feeb-RS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *