BASILEIA – Os supervisores do sistema financeiro internacional apresentarão no final deste ano uma série de reformas na vigilância e na regulação dos mercados para fortalecer o setor bancário.

O Banco para Pagamentos Internacionais (BIS) informou nesta segunda-feira, em comunicado, que os presidentes dos bancos centrais deram as boas-vindas ao substancial progresso que os responsáveis da supervisão financeira fizeram ao traduzir acordos anteriores em uma série de medidas concretas.

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet, porta-voz dos presidentes dos bancos centrais, disse, no comunicado, que a finalização a tempo "do programa de reformas na supervisão é crítica para conseguir um sistema bancário mais forte que possa apoiar o crescimento econômico a longo prazo".

Os supervisores, reunidos no chamado Comitê de Basiléia, se concentraram nas reformas destinadas a conseguir uma prudência microeconômica, para melhorar o nível e a qualidade dos padrões de capital e liquidez.

Além disso, introduziram medidas de prudência macroeconômica para fazer frente aos riscos sistêmicos e a pró-ciclicidade da política monetária.

Os supervisores do sistema financeiro também recomendam aos bancos aumentar suas provisões para possíveis perdas, introduzir medidas para conservar o capital – como limitar o excessivo pagamento de dividendos – e padrões mínimos de liquidez.

O Comitê de Basiléia apresentará em março uma série de propostas concretas baseadas nestes princípios, que os bancos centrais revisarão no final de 2010, com a intenção de implementá-las no final de 2012.

Fonte: EFE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *