Companheira Zênia Chaves, Presente!
Neste 8 de março – Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas do Ramo Financeiro no Estado da Paraíba (Sintrafi-PB) homenageia a ex-presidenta da entidade, Zênia Chaves Araújo de Melo, que deixou o nosso convívio no dia 25 de setembro do ano passado.
Essa patoense forte, que foi empregada da Caixa Econômica Federal e uma das primeiras mulheres dirigentes sindicais na Paraíba, com relevante atuação profissional e destacada militância nas hostes CUTistas, deixou um legado inspirador para a luta das mulheres, que devem resistir e ocupar todos os espaços possíveis para o seu empoderamento contra a violência.
“Basta de violência doméstica contra a mulher!” é um Projeto da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), que oferece capacitação para sua implantação nos sindicatos filiados. Já foi implementado com sucesso em diversos sindicatos e está em fase de implantação pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba, através da realização do curso de capacitação de dirigentes sindicais juntamente com as advogadas.
A diretoria do Sindicato vai apresentar esse projeto em uma live, no dia 14 de março, às 19h, através da plataforma Zoom. Trata-se da criação de um canal de atendimento e denúncia contra a violência doméstica, atendido por advogadas especializadas, que poderão dar toda a orientação jurídica e fazer o acompanhamento da vítima, de forma a agilizar a solução do problema e gerar segurança para a mulher em situação de violência, possibilitando sua saída do vicioso círculo violento. Inicialmente vai atender as bancárias da base, com perspectivas de expandir sua atuação para outros públicos.
O principal objetivo é dar agilidade e segurança, visto que a mulher vítima já será atendida pela advogada que terá todo o mapeamento dos passos necessários para a ação. Isso evita que a vítima tenha que contar seu problema por diversas vezes até chegar à pessoa/órgão adequado, o que costuma desestimular a denúncia e desanimar a vítima.