Os planos envolvem ainda a criação de uma holding que ficará encarregada pelos novos negócios com cartões das duas instituições e pelas participações detidas na empresa de meios de pagamento eletrônicos Cielo.
Os bancos concederão entrevista à imprensa na tarde desta terça-feira.
A criação da holding terá como objetivo ganhos de sinergias e "estruturação de novos negócios de private label, outros negócios afins e construção de um modelo de empresa que possibilite a oferta de cartões com bandeira de atuação em âmbito nacional".
O Bradesco, que tem 54 milhões de clientes, encerrou 2009 com uma base de cartões de crédito e débito de 132,9 milhões, um crescimento de 50,3 por cento em relação ao terceiro trimestre. A instituição comprou o banco ibi, braço financeiro das lojas C&A, em junho do ano passado, elevando sua participação no mercado de cartões de crédito no Brasil de 19 para 22 por cento.
Já o Banco do Brasil terminou 2009 com uma base de cartões de 87,3 milhões e participação em faturamento total de 18,7 por cento, segundo balanço de quarto trimestre.
As ações do Bradesco recuavam 0,16 por cento e as do Banco do Brasil caíam 0,74 por cento às 10h55, enquanto o Ibovespa exibia queda de 1,01 por cento.
As instituições anunciaram na sexta-feira passada a compra de participações adicionais na Cielo do Santander que elevarão a fatia dos bancos brasileiros na companhia de cartões para 28,65 por cento. Os bancos informaram ainda que consideram futuramente ter outro sócio na Cielo.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) o mercado brasileiro encerrou março com 628 milhões de cartões, um crescimento de 21 por cento em relação ao total apurado no final do primeiro trimestre do ano passado.
Fonte: Reuters / Alberto Alerigi Jr