Depois de três meses em operação, o DDA (Débito Direto Autorizado) já tem 2,6 milhões de clientes cadastrados e 34,2 milhões de boletos de cobrança de todo o mercado inseridos no sistema, segundo dados divulgados nesta terça-feira, dia 19, pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

O DDA é uma espécie de boleto eletrônico que tem objetivo de agilizar a comunicação de gastos com o cliente e reduzir a impressão de boletos, dentro de uma estratégia de preservação do ambiente.

"De dezembro de 2009 a janeiro de 2010 houve um aumento em torno de 24% no número de adesões de sacados eletrônicos e 41% em relação ao número de boletos que transitaram no sistema", informou a entidade em nota.

Atualmente 31 bancos operam o DDA no Brasil. Essas instituições financeiras são responsáveis por 99,2% do volume de boletos emitidos no mercado.

Segundo a Febraban, os bancos estão ampliando as opções de boletos registrados no DDA para poder atrair mais clientes para o sistema, com destaque para os de condomínios, escolas e seguros.

Para participar do DDA, o cliente pessoa física ou jurídica se cadastra como "sacado eletrônico" em um ou mais bancos nos quais tem conta. Para isso, é necessário preencher um formulário com informações predefinidas pelo banco. A empresa que receberá o pagamento (cedente) se cadastra no banco de seu relacionamento, para que suas cobranças sejam registradas e emitidas pelos bancos. Se o cliente pagador e o recebedor estiverem cadastrados, será possível visualizar o boleto eletrônico pelo DDA.

Fonte: Folha Online

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *