A campanha Inovar é… está fazendo sucesso entre os bancários do Bradesco. A Contraf-CUT recebeu informes de sindicatos de todo o país dando conta da grande procura dos bancários pelas figurinhas e álbuns da campanha. Entre as bases sindicais, estão São Paulo, Campinas, Piracicaba, Londrina, Campos dos Goytacazes, Pernambuco, Piauí e Acre.

"O sucesso da campanha se deve ao fato de as reivindicações refletirem de fato a necessidade e os desejos dos bancários do Bradesco", avalia Neiva Maria Ribeiro, coordenadora da Comissão de Organização dos Empregados (COE) do Bradesco. "A abordagem lúdica reveste de fina ironia a contestação dos funcionários do banco, de que a ‘responsabilidade social’ apregoada pelo Bradesco é mais discurso do que prática inovadora", acrescenta.

"A reação dos trabalhadores à campanha tem sido muito positiva. Os bancários gostaram muito das figurinhas, é uma forma divertida de estimular a troca de idéias entre os bancários a respeito das principais reivindicações dos funcionários", concorda Elaine Cútis, diretora da Contraf-CUT e funcionária do Bradesco.

A campanha surgiu no Encontro Nacional dos Funcionários do Bradesco, em Atibaia, e faz alusão a um álbum de figurinhas popular nos anos 80 que se chamava "Amar é…". As 13 figurinhas trazem as principais bandeiras de luta da Campanha de Valorização dos Funcionários do Bradesco. A idéia é fazer um contraponto à publicidade do Bradesco, que utiliza como mote a palavra "inove".

Fonte: Contraf-CUT