Em 2009, o Bradesco abriu 441 agências novas agências, atingindo o objetivo de estar presente em todos os 5.574 municípios do país. Ao todo, o banco fechou o ano passado com 6.015 agências, PABs (Postos de Atendimento Bancário) e PAAs (Postos Avançados de Atendimento).
Trabuco afirmou que a melhora das condições econômicas no país a partir deste ano vai aumentar a inserção de pessoas não-bancarizadas no setor. "A mobilidade social será o grande motor para a inclusão", afirmou o presidente do Bradesco, que afirmou que um dos focos da divisão de varejo do banco é também aumentar a força de vendas.
"O foco básico é atuar no mercado brasileiro e aproveitar as melhores oportunidades da economia do país nos próximos anos. É por isso que houve esse investimento tão grande para estar em todos os municípios", afirmou.
No ano passado, o número de correntistas do banco chegou a 20,9 milhões. "Temos um potencial de 54 milhões de clientes", afirmou Trabuco.
Ele ressaltou que a estratégia principal do banco neste ano continua sendo o crescimento orgânico. O Bradesco perdeu posições no mercado depois das aquisições feitas por Itaú –que se fundiu com o Unibanco– e Banco do Brasil.
Lucro
Nesta quinta-feira, o banco divulgou que registrou lucro líquido de R$ 8,012 bilhões em 2009, uma alta de 5,1% em relação aos R$ 7,625 bilhões registrados em 2008. O lucro corresponde a um ganho de R$ 2,34 por ação.
O resultado foi o terceiro melhor para uma instituição financeira do país nesta última década, segundo levantamento feito pela consultoria Economática.
Fonte: Folha Online / Giuliana Vallone