Getting your Trinity Audio player ready...
|
Os cinco emergentes alertam ainda para a atual volatilidade das matérias-primas, que ameaça a recuperação da economia mundial. "Uma volatilidade excessiva dos preços das matérias-primas, particularmente nas áreas de alimentação e energia, representam um novo risco para a manutenção da retomada do crescimento mundial."
A cúpula do Brics reúne a presidente Dilma Rousseff e seus colegas de China, Hu Jintao, Rússia, Dmitri Medvedev, África do Sul, Jacob Zuma, e o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh.
O banco de investimentos Goldman Sachs inventou o acrônimo Bric em 2001, em referência ao poderoso crescimento das quatro maiores economias emergentes. No fim de 2010, a China convidou a África do Sul para se unir ao grupo, que conta hoje com mais de 40% da população mundial.
Os Brics representavam 18% do PIB mundial em 2010, segundo o Fundo Monetário Internacional (FMI), e o comércio entre os membros do grupo cresceu exponencialmente, passando de 38 bilhões de dólares em 2003 para um montante estimado de 220 bilhões em 2010.
Fonte: Correio do Povo