Com 45,09% dos votos válidos (11.916), Fabiana Uehara (0002) vai disputar o 2º turno da eleição para a escolha do representante dos empregados no Conselho de Administração da Caixa Econômica. Na Paraíba, Fabi conta com o apoio dos Sindicatos dos Bancários da Paraíba e Campina Grande, além da Associação do Pessoal da Caixa (Apcef). Mais de 60% dos empregados participaram da votação em todo o estado.
“Foi o segundo maior percentual de votos do país, o que demonstra a força dos sindicatos ligados à Contraf e à Fetrafi Nordeste, que não mediram esforços para levar o nome de Fabi a todas as unidades do estado”, disse Lindonjhonson Almeida, presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba.
Fabiana tem o apoio da Fenae, de 23 Apcefs, da Contraf-CUT, de sete federações e de mais de cem sindicatos que representam a categoria bancária por todo o país. Há 23 anos na CAIXA, Fabi tem experiência de sobra para representar os empregados na alta administração do banco. Há 15 anos em Brasília, já exerceu diversas funções na empresa, inclusive na Matriz. No movimento sindical, ocupou vários cargos no Sindicato dos Bancários de Brasília e na Contraf-CUT. Por quatro anos coordenou a Comissão Executiva dos Empregados da CAIXA, responsável pela negociação junto à empresa de todas as pautas de interesse dos trabalhadores.
ENGAJAMENTO DA BASE
A campanha de Fabi chamou a atenção pelo engajamento dos empregados, que fizeram questão de demonstrar apoio por meio das redes sociais. “Já perto de terminar o 1º turno, tivemos a ideia de gravar uns vídeos de apoio à Fabi com a música tema da campanha, Agora só Falta Você, de Rita Lee. Fizemos o primeiro e deu tão certo que todo mundo queria participar. Foi uma campanha espontânea, bonita, com propostas e debate. Vamos seguir juntos e juntas no 2º turno para vencer essa disputa”, disse Paula Brito, empregada da CAIXA e diretora do Sindicato dos Bancários da Paraíba.
Na Paraíba, outro fator decisivo para o sucesso da campanha foi a participação dos delegados sindicais. “Temos mais de 20 delegados espalhados na nossa base. Eles fizeram uma campanha excelente, conversando com cada empregado, explicando, debatendo e argumentando sobre os motivos para votar em Fabi. São companheiros valorosos, com consciência política, que trabalharam até o último minuto do 1º turno”, disse Paula.
“Foi uma satisfação fazer campanha pra Fabi, que sempre trabalhou em defesa dos empregados e nunca mediu esforços para garantir os nossos direitos nas mesas de negociação. Tive o prazer de conhecê-la pessoalmente e ouvir as suas propostas. Ela tem garra e disposição, mesmo com um filho pequeno, percorreu o Brasil para dialogar com a gente. Por isso, não canso de dizer: Fabi me Representa!”, disse Ancelmo Martinho, delegado sindical da agência Bancários, na Paraíba.
FORÇA DAS MULHERES
Ao lado do filho, um bebê de menos de dois anos de idade, Fabi viajou pelo país fazendo campanha, dialogando com os colegas, às vezes até tarde da noite. Essa postura de coragem e determinação inspirou outras mulheres. “Admiro muito a Fabi, tenho três filhos e sei o quanto é difícil conciliar a vida profissional com a de mãe. Enquanto ela trabalhava, os adversários espalhavam fake news para tentar desqualificá-la. Mas os empregados deram a resposta com o voto”, disse Silvana Ramalho, empregada da CAIXA e diretora do Sindicato dos Bancários da Paraíba.
Fabiana vai disputar o segundo turno com Antonio Messias Bastos, que obteve 38,85% dos votos (10.266). Ele é o atual representante dos empregados no CA. Eleito em maio de 2023, Messias tem rejeição de grande parte dos empregados pela omissão sobre os assuntos que afetam diretamente os empregados, como: reestruturações, funções por minuto, redução de jornada para pais e mães de PcDs, promoção por mérito, GDP, punição dos envolvidos nos casos de assédio moral e sexual envolvendo o ex-presidente do banco, Pedro Guimarães, além do teto de 6,5% da folha de pagamento, imposto pela alteração do estatuto da empresa, que afeta no custeio do Saúde Caixa.
“Eu nem conheço ele, para falar a verdade nem sabia que ele era nosso representante no CA porque nunca vi nada sobre ele, nenhum vídeo, aúdio, nada!”, disse uma empregada da agência Cabo Branco, na Paraíba.
O 2º turno da eleição ocorrerá de 11 a 14 de março pelo link eleicaoca.caixa.gov.br/siele. Votam todos os empregados da ativa, inclusive os de férias e licença.