Com as ações dos bandidos no último final de semana, pelo menos 21 agências bancárias foram roubadas no estado com o uso de explosivos. Mas envolvendo todos os tipos de assalto, com ou sem uso de bombas, esse número ultrapassa 50. O aumento da insegurança nas instituições financeiras da Paraíba caminha no sentido contrário do que vem acontecendo em todo país.

 

    A reportagem do JPB 1ª edição, do dia 08/11, fez um  relato das explosões à agências bancárias na Paraíba e ouviu um delegado do GOE (Grupo de Operações Especiais da Polícia Militar da Paraíba) sobre o assunto. Confira! {flv}1_1_20101108_020{/flv}

De acordo com dados da Federação Brasileira dos Bancos, a Febraban, no ano 2000, em todo país, foram registrados 1.903 roubos a banco, no ano passado o número foi de apenas 420. A redução chegou a 77,93%, embora no período tenha ocorrido significativa expansão da rede de agências, inclusive para áreas mais periféricas.

Esse dados consideram todos os tipos de assalto. Segundo o levantamento da Federação, o aumento do investimento em segurança ajudou a diminuir essas ocorrências. Em 2009 foram R$ 7,5 bilhões, ante R$ 3 bilhões investidos no ano de 2003.

No entanto, o aumento no número de assalto na Paraíba pode ser um reflexo do aumento da segurança nos grandes centros, como reconhece a Febraban em nota técnica divulgada a imprensa “A evolução dos sistemas de segurança dos bancos nos últimos anos, assim como as ações estruturadas pelos órgãos policiais nas principais cidades brasileiras causaram maior dificuldade ao êxito dos assaltos nesses locais. Isso provocou a migração da ocorrência de roubos para cidades no interior do país, onde estruturas policiais tendem a ser menores”.

Fonte: Portal Paraíba1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *