A Caixa Econômica Federal fará a emissão e regularização do CPF gratuitamente para mulheres durante esta semana, informou nesta segunda-feira. A ação faz parte das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje.
A solicitação deverá ser feita em uma das agência da Caixa. Atualmente, o custo de emissão do documento é de R$ 5,50, que pode ser requerido na Caixa, Banco do Brasil ou nos Correios.
Mulheres maiores de 16 anos devem levar um documento de identificação, como carteira de identidade ou certidão de nascimento. Para quem tem entre 18 e 69 anos, também é necessário apresentar o título de eleitor ou documento de dispensa de alistamento eleitoral.
Menores de 16 anos podem ser representados por um dos pais ou responsável, que deverá levar documento de identificação da criança e o seu, além do CPF. Se o representante não for um dos pais, é preciso apresentar documento que comprove a tutela, curatela, guarda ou procuração.
Sem o CPF, os cidadãos não podem exercer alguns direitos, como abrir contas bancárias e ser titular de programas sociais, segundo a Caixa. Desde 2004, o banco emitiu mais de um 1,5 milhão de CPFs para mulheres gratuitamente.
Fonte: folha Online