O banco confirma a criação da empresa, mas não comenta a estratégia da nova seguradora enquanto o assunto não passar pela aprovação da assembleia. A Caixa Seguros será acionista dessa nova companhia que deve contar com parceiros privados. Segundo a assessoria de imprensa da seguradora, ainda não foram definidos os eventuais parceiros.
Só habitacional
Hoje, o seguro habitacional é o principal produto da Caixa Seguros, que domina mais de 70% desse mercado no País. Essas apólices são feitas em conjunto com o financiamento imobiliário e cobrem danos ao imóvel, morte e invalidez permanente do mutuário. Além do ramo habitacional, a seguradora da Caixa também vende produtos voltados para automóveis e residenciais.
A nova seguradora de saúde da Caixa vai concorrer com a Bradesco Saúde e a SulAmérica, as duas maiores na área. Também concorre com as operadoras de planos de saúde, como Medial e Amil. Nos últimos anos, as seguradoras pararam de vender planos para pessoas físicas, em razão dos prejuízos apurados nesse ramo, e se fixaram em seguros para o mercado corporativo, o que melhorou seus resultados. Já as operadoras continuam atendendo os dois segmentos.
Parceria com franceses
A Caixa Seguros é resultado de uma parceria da Caixa Econômica Federal com o grupo francês CNP Assurances, que detém 51,7% do capital da seguradora. A estratégia de ter um sócio privado é semelhante a do Banco do Brasil, que criou seguradoras para atuar em segmentos diferentes por meio de parcerias.
Na área de saúde, o BB tem parceria com a SulAmérica. Nesse modelo, o sócio tem a maior parte das ações justamente para criar uma seguradora privada, o que dá maior agilidade na contratação de funcionários e definição de planos.
A compra da Nossa Caixa, no fim de 2008, tornou a reestruturação da área de seguros do Banco do Brasil urgente. A Nossa Caixa tinha outros sócios na área de seguros.
Resultados
No ano passado, a Caixa Seguros registrou lucro líquido de R$ 759 milhões, 19% acima do resultado obtido em 2008.
O retorno sobre o patrimônio chegou a 45,4%, um dos mais altos do mercado de seguros. Os prêmios ganhos avançaram 25,6%, para R$ 1,5 bilhão. O resultado financeiro aumentou 33%, para R$ 299,5 milhões.
Fonte: Agência Estado / Altamiro Silva Júnior