Canal de Denúncias

Canal de Denúncias

O canal foi criado para que bancárias e bancários possam denunciar assédio moral, sexual, assim como desvios de conduta e práticas criminosas que se oponham à nossa legislação trabalhista e ao nosso acordo coletivo de trabalho.

As denúncias com identificação e bem fundamentadas serão encaminhadas para o banco, como sugere a CCT. As anônimas serão apuradas pelo sindicato, mas não serão tratadas da mesma forma.

Todas as denúncias serão tratadas com total confidencialidade, respeito e confiança.

Caso você tenha dúvidas, estamos à disposição para auxiliá-lo da melhor forma e o mais rápido possível através do e-mail sindicato@bancariospb.com.br.

Segurança, confiança e respeito

Denuncie

Sinta-se a vontade para descrever sua denúncia. Suas informações serão guardadas em sigilo.

O SINDICATO DOS BANCÁRIOS DA PARAÍBA está comprometido em oferecer um serviço que contribua com um ambiente de trabalho seguro para bancárias e bancários.

As Cláusulas contidas entre 87o até 97o da CCT 2024/2025 tratam do enfrentamento ao assédio moral, sexual e outras violências no trabalho. Medidas como a criação do canal de denúncias, garantindo confidencialidade e apoio aos trabalhadores, são previstos pela atual CCT e estão sendo colocadas em prática pelo sindicato paraibano.

O objetivo desta Política de Privacidade é fornecer uma possibilidade de acolhimento e intervenção na situação de sofrimento ocasionada pelo descumprimento das leis estabelecidas.

A Cláusula 95o garante que durante a apuração da denúncia nem o sindicato nem o banco poderão realizar divulgação do caso. Ainda, prevê que o sindicato não poderá enviar denúncias anônimas para o banco.

Desta forma, pedimos preferência por denúncia com identificação e com todos os dados. Assim, o sindicato pode proceder de acordo com a CCT. A denúncia pode ser feita de forma anônima, no entanto, por falta de elemento para investigação, o sindicato irá apurar por fora. O sigilo é garantido em todos os casos.

Você sabe o que é assédio?

Assédio moral é a exposição repetitiva e prolongada a situações humilhantes e constrangedoras, durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. Esta humilhação repetitiva e de longa duração interfere na vida do trabalhador de modo direto, comprometendo sua identidade, dignidade e relações afetivas e sociais. Além de ocasionar danos à saúde física e mental.

A violência moral no trabalho é identificada por atitudes como, por exemplo:

  • iniciar reuniões amedrontando quanto ao desemprego
  • ameaçar constantemente com a demissão
  • subir na mesa e chamar a todos de incompetentes
  • sobrecarregar de trabalho ou impedir a continuidade do trabalho negando informações
  • desmoralizar publicamente afirmando que tudo está errado
  • afirmar que seu trabalho é desnecessário à empresa
  • rir à distância e em pequeno grupo, conversar baixinho, suspirar e executar gestos direcionando-os ao trabalhador
  • impedir os colegas de almoçarem, cumprimentarem ou conversarem com a vítima, mesmo que a conversa esteja relacionada à tarefa.
  • desviar da função sem justificativa, exigir que faça horários fora da jornada, mandar executar tarefas acima ou abaixo do conhecimento do trabalhador,
  • hostilizar, sugerir que peça demissão por sua saúde
  • divulgar boatos sobre sua moral.

O prazo para retorno sobre o caso é de 10 dias úteis pelo Sindicato.

Entenda como funciona a LGPD dos BANCARIOSPB

Essa Política se aplica ao tratamento de dados pessoais daqueles que interagem com nossa empresa, incluindo seus websites, redes sociais, produtos, serviços, pontos de venda e eventos.

Portanto, ao utilizar nosso website ou adquirir nossos produtos ou serviços você fica ciente das condições de tratamento de seus dados pessoais dispostas na presente Política de Privacidade.

Vale lembrar que o tratamento de seus dados pessoais é condição necessária para que possamos prestar nossos serviços e entregar nossos produtos para você.

As práticas descritas nesta Política de Privacidade se aplicam ao tratamento dos seus dados pessoais no Brasil e estão sujeitas às leis locais aplicáveis, com destaque para a Lei nº 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais – LGPD).

Se você adquirir conosco um produto/serviço da marca Mercedes, você fica ciente da existência de outras políticas de privacidade relacionadas à montadora, cujas situações previstas podem ser aplicadas complementarmente à presente Política.

Por fim, esta Política de privacidade não se aplica a aplicativos e websites de terceiros que você possa usar, inclusive qualquer aplicativo ou site vinculado aos nossos Serviços. Releia os termos e políticas de aplicativos e sites de terceiros antes de clicar em qualquer link.

Nós coletamos apenas os dados pessoais necessários para cumprimento de finalidades específicas para atender você com qualidade e segurança.

Sendo assim, poderemos coletar e tratar dados pessoais como:

* Dados cadastrais como nome, CPF, telefone e e-mail para viabilizar nosso contato com você. No entanto, apenas entraremos em contato se você nos autorizar, solicitar um retorno ou existir outro motivo legítimo para tanto;

* Caso você utilize nossos serviços financeiros, além dos dados mencionados acima, também podemos coletar e tratar dados necessários para análises de crédito e fornecimento de serviços e produtos.

Em regra, não coletamos informações confidenciais que revelem dados sobre saúde, vida sexual, origem racial e étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização religiosa, filosófica ou política, dado genético ou biométrico, salvo se você consentir de forma específica e destacada.

De maneira geral, também não coletamos dados pessoais de menores de idade. Caso seja necessário este tratamento, será coletado o consentimento explícito de um dos pais ou responsável da criança/adolescente.

Você não é obrigado a fornecer os dados pessoais que solicitamos. No entanto, é importante que você saiba que em certos caso essa negativa pode implicar na impossibilidade de fornecimento de nossos produtos ou serviços.

Seus dados pessoais serão coletados, principalmente:

a) Remotamente em nosso website, quando você nos fornece seus dados pessoais para receber um retorno da empresa sobre algum produto ou serviço de seu interesse;

b) Remotamente por nossos canais de atendimento (telefone, WhatsApp, e-mail), quando você nos fornece seus dados pessoais para dar início e manter uma relação contratual/comercial;

c) Em nossa sede física, quando você nos fornece seus dados para viabilizar a aquisição de nossos produtos e/ou serviços, ou mesmo testá-los.

Em todos os casos acima expostos, no momento do fornecimento dos dados pessoais, você será cientificado da finalidade da coleta. Além disso, caso a legislação exija, também solicitaremos o seu consentimento para o fornecimento de alguns dados finalidades específicas.

Existe também a possibilidade de recebermos dados pessoais fornecidos por terceiros, para finalidades específicas vinculadas aos nossos produtos e serviços. Nós exigimos que os dados fornecidos por terceiros tenham sido coletados em conformidade com uma das hipóteses legais autorizadoras ou mediante seu consentimento, inclusive para este compartilhamento específico.

Sabemos da importância da proteção de dados pessoais. Por isso, cuidamos de seus dados através da implementação de medidas organizacionais, administrativas e técnicas, a fim de armazená-los de forma segura.

Todas essas medidas visam impedir acessos não autorizados e situações acidentais ou ilícitas de destruição, perda, alteração, comunicação ou difusão.
 
Você pode, a qualquer momento, saber mais sobre as medidas de segurança da informação que adotamos, detalhamentos, práticas e técnicas, fazendo contato com nosso Encarregado de Proteção de Dados. 

Nós armazenamos seus dados pessoais:
 

a) pelo tempo exigido por lei;
 

b) até o término do tratamento de dados, seja pela conclusão da finalidade da coleta, revogação do seu consentimento ou determinação legal; e/ou,
 

c) pelo tempo necessário para preservar o nosso exercício regular de direito.

Após isto, os seus dados pessoais serão eliminados, ressalvadas outras hipóteses legais ou situações estabelecidas na presente Política de Privacidade.

A nossa empresa utiliza os seus dados pessoais para processar as suas transações, entrar em contato com você e garantir segurança jurídica na nossa relação. Seus dados pessoais serão utilizados para cumprimento da respectiva finalidade, as quais podem incluir:

* Atendimento ao cliente e tratamento de suas dúvidas e solicitações;

* Fornecimento de produtos e serviços contratados por você e gerenciamento dessas informações; 

* Participação e inscrição em sorteios, promoções ou eventos;

* Coleta e análise de informações, que incluem pesquisas de mercado e avaliações internas para melhorar a qualidade, desenvolver e aprimorar produtos e serviços que nós fornecemos;

* Atividades de marketing e análise de produtos e serviços para aqueles que se interessam pelos nossos produtos e serviços;

* Cumprimento de leis, portarias e outros regulamentos;

* Medidas de segurança, como controle de acesso e logs ou filmagem da sede física com câmeras de segurança;

* Notificações, respostas de demandas ou solicitações de investigação e similares de autoridades públicas;

* Aprovação do crédito, formalização de contratos, realização de pagamentos e cobrança.

Destaca-se que seus dados pessoais poderão ser anonimizados, ou seja, convertidos para um formato que impossibilita sua identificação, para serem utilizados para fins estatísticos.

Seus dados pessoais sempre serão tratados com fundamento em uma das hipóteses legais elencadas na LGPD, em especial:

a) Consentimento: utilizamos a base legal do consentimento para legitimar o tratamento de dados pessoais quando não exista outra base legal que o fundamente, situações em que coletaremos a sua autorização específica.

b)  Cumprimento de obrigação Legal ou regulatória: esta base legal justifica o tratamento de dados pessoais para atender a determinações legais.

c) Execução de Contratos: utilizamos a base legal de execução de contratos para os processos relacionados à venda de produtos ou serviços, cobranças, emissão de faturas, dentre outros.

d) Exercício Regular de Direitos: utilizamos esta base legal para exercer nossa defesa em discussões judiciais ou administrativas.

e) Legítimo Interesse: utilizamos esta base quando houver um legítimo interesse de nossa empresa atrelado à sua legítima expectativa, sempre respeitando seus direitos e liberdades fundamentais.

f) Proteção do Crédito: utilizamos esta base legal para o tratamento de dados associados à avaliação e potencial concessão de créditos ao titular dos dados pessoais.

Poderemos compartilhar os seus dados pessoais caso você solicite.
O compartilhamento dos seus dados também poderá ser feito com empresas de nosso grupo econômico, com terceiros parceiros e com autoridades e órgãos reguladores para cumprimento de finalidades específicas, quando necessário.

Sempre que efetuado, o compartilhamento de dados será realizado dentro dos limites e propósitos dos nossos negócios e de acordo com o que autoriza a legislação aplicável.

Importa destacar que o compartilhamento que você autorizar ou que realizemos por força de outra hipótese legal compreende compartilhamentos de seus dados tanto para operadores, quanto para suboperadores (pessoa contratada pelo operador para auxiliá-lo a realizar o tratamento de dados pessoais em nosso nome).

Além disso, ao navegar em nossos websites, você pode ser redirecionado para sites ou aplicativos de terceiros. Depois que você for redirecionado para um site ou aplicativo de terceiros, as práticas de privacidade serão regidas pelas políticas de privacidade e pelos termos de uso desses terceiros. Não podemos controlar ou nos responsabilizar pelas práticas e conteúdo de privacidade de terceiros. Leia atentamente as políticas de privacidade aplicáveis para entender como eles coletam e processam seus dados.

Você, como titular de dados pessoais, pode exercer seus direitos frente aos controladores que realizam o tratamento desses dados.

Para que você entenda de forma clara e transparente, elencamos abaixo os seus direitos como titular de dados:

Confirmação da existência de tratamento e acesso aos dados pessoais

Se você já é nosso cliente, isso significa que nós realizamos o tratamento dos seus dados pessoais, mesmo que esse tratamento seja, entre outros, o armazenamento desses dados em ambiente seguro e controlado. Você pode solicitar à nossa empresa a confirmação da existência de tratamento, assim como, acesso aos seus dados pessoais.

Correção de dados pessoais incompletos, inexatos ou desatualizados

Se você verificar que os seus dados pessoais estão incompletos, inexatos ou desatualizados, você solicitar a sua correção ou complementação. Para isso, você precisará comprovar a forma correta e atual do dado pessoal.

Anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com a LGPD

Caso algum dado pessoal seja tratado de forma desnecessária, em excesso para a finalidade a que se destina ou em desconformidade com a LGPD, você pode solicitar sua anonimização, bloqueio ou eliminação desses dados, desde que efetivamente se constate o excesso, a falta de necessidade ou a desconformidade com a lei.

Eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento

Caso você tenha dado o consentimento para tratamento dos seus dados pessoais para finalidades específicas (e não necessárias para a prestação dos nossos serviços ou entrega dos nossos produtos), você poderá solicitar a eliminação desses dados pessoais.

Informação das empresas com as quais nós compartilhamos ou das quais recebemos seus dados pessoais

Você pode solicitar que nossa empresa informe com quais terceiros compartilhou ou de quem recebeu seus dados pessoais.

Informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa

Caso seu consentimento seja necessário para acessar ou usar determinado produto ou serviço, você pode solicitar que nossa empresa esclareça se é possível fornecer esse produto ou prestar esse serviço sem o seu consentimento para o tratamento dos seus dados pessoais, ou quais são as consequências de não fornecer o consentimento para este caso.

Revogação do consentimento

Caso você tenha dado o seu consentimento para tratamento dos seus dados pessoais para uma finalidade específica, você pode solicitar a revogação desta autorização. A revogação do consentimento não impede o uso de (i) dados anonimizados; e (ii) dados cujo tratamento esteja baseado em outra hipótese legal prevista na LGPD.

Decisões automatizadas

Você pode solicitar a revisão de decisões tomadas unicamente com base em tratamento automatizado de dados pessoais que afetem seus interesses e a indicação dos critérios utilizados para essas decisões.

Portabilidade e direito de petição

Quando regulamentado o direito de portabilidade pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), você poderá solicitar à nossa empresa a portabilidade dos seus dados pessoais a outro prestador de serviços. Além disso, com a constituição da ANPD, você terá também o direito de peticionar em relação aos seus dados perante a autoridade nacional.
 
O exercício dos direitos elencados acima poderá ser realizado através da aba “solicitações” localizada na ferramenta de Central de Privacidade disponibilizada em nosso website, na qual você poderá especificar seu requerimento. Para efetivarmos os seus direitos, podemos solicitar comprovação da sua identidade, como medida de segurança e prevenção à fraude.

No entanto, vale lembrar que podem haver situações em que não será possível atender sua solicitação, como por exemplo, nos casos em que você requer a exclusão de seus dados pessoais, porém, a lei exige o armazenamento destes por determinado período.

Além dos dados coletados e fornecidos espontaneamente por você, necessários para que possamos realizar seu atendimento e fornecer nossos produtos e serviços, quando você visitar nosso website poderemos utilizar Cookies.

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Alguns de seus dados pessoais, ou todos eles, poderão ser transferidos para o exterior, por exemplo quando são armazenados em servidores de computação em nuvem localizados fora do Brasil. Para isso, nossa empesa observa todos os requerimentos estabelecidos pela legislação vigente e adota as melhores práticas de segurança e privacidade para garantir a integridade e confidencialidade dos seus dados pessoais.

Esta Política de Privacidade poderá ser atualizada para que possamos estar cada vez mais adequados com as melhores práticas de privacidade e proteção de dados, bem como com novas legislações e regulamentos, visando fornecer mais segurança, transparência para você e melhorar cada vez mais a experiência dos usuários. Assim, recomendamos que o usuário acesse a política periodicamente, para que tenha conhecimento sobre eventuais modificações. Caso sejam feitas alterações relevantes, iremos publicar a atualização e informar você sobre a nova versão.

Versão 1.0 publicada em 08/07/2021