Getting your Trinity Audio player ready...
|
Hoje (18) está fazendo um ano que a dupla Os Nonatos anunciou para o público presente ao Espaço Cultural Marcos Lucena e para as câmeras: "A cada quinze dias, aqui no Sindicato dos Bancários tem essa festa da cultura; a melhor música, a melhor declamação, o melhor livro, os poetas, os declamadores, os intérpretes, os compositores, os cantores, todas as artes são difundidas aqui no Cantos & Contos. E a nossa re-estréia não podia ser mais bonita, nem mais calorosa. A platéia está ó, daqui!"
Três programas foram gravados naquela noite. De lá para cá, a poesia, a música, o aboio, o repente e a prosa leve, livre e solta passaram a ser uma constante no Sindicato dos Bancários, nas gravações do programa produzido por Celso Soares e Isabel e apresentado por Raimundo Nonato e Nonato Costa.
Na Mesa da Cultura passaram os mais variados destaques, desde escritores, poetas, compositores, apresentadores, produtores culturais, empresários, divulgadores, jornalistas, repórteres, políticos, representantes dos movimentos sociais e muitos bancários, tanto da ativa quanto aposentados.
E foi nesse contexto que a dupla Os Nonatos se inspirou para apresentar atrações como: Irah Caldeira, Maciel Melo, Alcymar Monteiro, Adelmário Coelho, Galego Aboiador, Nando Cordel, Dorgival Dantas, Pinto do Acordeon, Geraldinho Lins, Cristina Amaral, Santanna – o cantador, Fábio Carneirinho, Swing Nordestino, Edu & Maraial, Aleijadinho de Pombal, Israel Filho, Geraldinho Lins, Forró Caçuá, Verônica Ryos, Waldonys, Chiquinho de Belém, Beto Ortiz, Chico Pedroza, Delmiro Barros, Feitosa Nunes, Amâncio Aboiador, Raulino Silva, Vozes do Campo, Genival Lacerda, Flávio Leandro, Amazan, Biliu de Campina, Flávia Wenceslau, Niedson Lua, Fim de Feira, Os Três do Nordeste, Targino Gondim e a própria dupla Os Nonsatos, entre tantos outros ícones da cultura nordestina.
E cada convidado foi brindado com uma poesia específica:
(Chiquinho de Belém)
(Os três do Nordeste)
(Verônica Ryos e Herdeiros do Forró)
(Irah Caldeira)
(Vozes do Campo)
Se existe a sinceridade