Os diretores da Afubesp permanecem na estrada percorrendo inúmeros municípios com o objetivo de levar informações sobre Banesprev e Cabesp. Para debater os assuntos com o maior número de banespianos possível, a caravana da saúde, como foi batizada a iniciativa, foi dividida em dois grupos.
Os colegas compareceram em bom número e participaram ativamente dos debates realizados no Rio de Janeiro (que teve a participação do presidente da Afubesp, Paulo Salvador) e em Barretos, (6/11), Jundiaí, Bauru e Lençóis Paulista (9/11), Marília (10/11), Ourinhos, Assis, São João da Boa Vista e Piracicaba (11/11).
Em todas estas cidades, os colegas se mostraram bastante preocupados com a reforma estatutária do Banesprev, principalmente na questão da composição do Conselho de Administração, que dá poder ao Santander de fazer as mudanças que quiser, caso a proposta do banco seja aprovada.
Já sobre a Cabesp, os banespianos apresentaram muitas reclamações. A rede credenciada, mais uma vez, foi a principal queixa. Muitos relatos dos associados dão conta da precariedade de profissionais no interior paulista e de alguns absurdos ocorridos.
Na oportunidade, uma associada contou que seu filho caiu do cavalo, em Lençóis Paulista, e quebrou os dois braços, necessitando cirurgia em ambos. Entretanto, a Cabesp autorizou que apenas um dos membros fosse operado.
Em Bauru, o descontentamento é geral, pois além do problema da rede credenciada, os banespianos não têm conseguido conversar com os diretores eleitos da Caixa.
Em Ourinhos e Assis, muitos profissionais da saúde, entre eles dentistas, queixaram-se da burocracia, dos valores irrisórios e demora no pagamento de consultas e procedimentos.
Estão na estrada realizando os debates os seguintes diretores da Afubesp: Wagner Cabanal, Sérgio Zancopé, Camilo Fernandes, Walter Oliveira e José Aparecido da Silva, o Chocolate. As reuniões também têm contado com a importante colaboração dos dirigentes regionais da entidade e de diretores de sindicatos de bancários locais.
Fonte: Érika Soares – Afubesp