E o aumento da lucratividade das empresas veio principalmente da queda de 7% na inadimplência dos usuários. Já os gastos dos emissores com programas de recompensa – como milhagens – foi apenas de 0,2% do montante de seus lucros, mas 20% do volume das receitas vindas das tarifas de anuidade.
"Deve-se lembrar que, na crise financeira mundial, foram os emissores os mais afetados, posto que a eles coube arcar com os custos de inadimplência dos portadores de cartões de crédito", acrescenta o documento do Banco Central.
concentração
O estudo divulgado ontem indica também que o uso de cartões de crédito e débito no Brasil cresceu em 2010, mas a concentração excessiva nesse mercado continuou no ano passado.
O número de cartões de crédito emitidos no País em 2010 superou em 11,7% a marca existente ao fim de 2009, chegando a 175,4 milhões.
O relatório publicado ontem também mostra que, ao fim de 2010, havia 223,5 milhões de cartões de débito emitidos no Brasil.
Fonte: Jornal O Popular