As bancárias e os bancários da Paraíba estão cerceados do direito ao descanso e/ou ao lazer para celebrar o seu Dia (28 de Agosto) pelo segundo ano consecutivo, graças à liminar concedida pelo ministro Alexandre de Moraes à Confederação Nacional do Sistema Financeiro (Consif), suspendendo o feriado criado pela Lei 8939/2009, na Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5566) contra o Estado da Paraíba.
Uma vez que a categoria foi prejudicada pela liminar concedida pelo ex-ministro do governo golpista de Michel Temer, Alexandre de Moraes, o Sindicato dos Bancários da Paraíba vai celebrar a data comemorativa em uma audiência pública e uma festa.
Audiência Pública – Na terça-feira, 28 de agosto, a partir das 15h, a Câmara Municipal de João Pessoa realizará uma Audiência Pública em Homenagem ao Dia do Bancário; propositura do vereador Marcos Henriques, ex-presidente do Sindicato.
Festa dos Bancários – Na sexta-feira, 31 de agosto, na Sede da Entidade (Av. Beira Rio, 3.100 – Tambauzinho), as atividades começam às 18h, com o Torneio de Futebol Soçaite do Dia do Bancário, na Arena 28 de Agosto. A festa dançante vai acontecer no Espaço Cultural Marcos Lucena, a partir das 21h com DJ Brazinha e a animação prossegue com a Banda D’Baille.
A origem da data histórica – Em 28 de agosto de 1951, a categoria iniciou uma das greves mais importantes. O fato entrou para a história, a ponto de a data ser escolhida como o Dia do Bancário. Os 69 dias de paralisação tiveram resultado positivo, pois os banqueiros acabaram concedendo 31% de aumento.
Retrocesso pós-golpe – Apesar de constituir uma categoria de considerável relevância para a economia do país e para o desenvolvimento nacional, e a data representar um grande marco na história do movimento sindical, o Dia do Bancário ainda não é feriado no País, mas foi instituído na Paraíba pela Lei 8.939/2009. Depois de respeitado durante cinco anos, o feriado foi suspenso por uma liminar concedida a um conselho “desconhecido” do povo brasileiro. Entretanto, bastante conhecido do governo ilegítimo, que tem seus tentáculos no STF e chegou ao Palácio do Planalto através de um golpe apoiado pela mídia e pelos banqueiros.
Neste momento que estamos no auge da primeira campanha pós reforma trabalhista, queremos homenagear toda a categoria bancária pela dedicação, força de trabalho, competência, determinação, coragem, garra e disposição de luta.
Parabéns, Bancári@!
Fonte: Seeb – Paraíba