Crédito: Fenae
Fenae
Eleições serão realizadas de 7 a 11 de maio em todo país

O Conselho Deliberativo Nacional (CDN) da Fenae aprovou por maioria na terça-feira, dia 17, o apoio à Chapa 1 – Movimento Pela Funcef nas eleições da Fundação, que ocorrerão no período de 7 a 11 de maio. Na oportunidade, os participantes escolherão representantes para uma vaga de conselheiro deliberativo e uma de conselheiro fiscal, além dos respectivos suplentes.

A Funcef foi um dos temas debatidos no primeiro dia de reunião do CDN, que prossegue, em Brasília, até esta quarta-feira. A conselheira deliberativa eleita Fabiana Matheus destacou que a participação de todos os associados, no pleito, é fundamental para fortalecer a gestão compartilhada nas instâncias da Funcef.

Ela lembrou que em maio deste ano completa 10 anos das primeiras eleições paritárias na Fundação. Para a conselheira, a evolução da Funcef de 2003 até agora é consequência da participação efetiva dos associados. "O processo eleitoral é uma conquista nossa. Devemos voltar aos nossos estados e buscar mobilizar os participantes para termos uma participação expressiva", enfatizou.

O CDN também referendou apoio às gestões que os conselheiros e diretores eleitos da Funcef têm realizado no sentindo de pressionar a patrocinadora a assumir a sua responsabilidade em relação ao contencioso jurídico da Fundação. Fabiana lembrou que essa questão tem pautado os debates nas reuniões do CD da Fundação e do Fórum de Dirigentes de Entidades com Representantes Eleitos da Funcef.

Ressaltou, ainda, que os conselheiros eleitos já apresentaram dois votos cobrando mais incisivamente da Caixa que ela assuma sua responsabilidade no contencioso jurídico. Hoje, mais de 80% das ações judiciais contra a Funcef são decorrentes de questões trabalhistas não resolvidas pela patrocinadora, especialmente as relacionados ao CTVA.

Além dos diretores eleitos Antônio Bráulio de Carvalho, José Carlos Alonso e Renata Marota, que fizeram explanações sobre as ações das respectivas diretorias, a ouvidora da Funcef, Rosilândia Gonçalves, participou, pela primeira vez, da reunião do Conselho Deliberativo Nacional da Fenae.

A Ouvidoria foi criada em outubro de 2010 e instalada em agosto de 2011. A ouvidora agradeceu o convite para participar da reunião e disse que a fase de implantação do órgão já foi superada e que um primeiro relatório das atividades encaminhado ao Conselho Deliberativo da Funcef.

Outros pontos da reunião

Os membros do CDN da Fenae aprovaram o balanço financeiro e patrimonial das aplicações da Federação em 2011. O superávit do exercício de 20011 foi de R$ 1.685.056,21.

Durante a reunião, também foram apresentados os investimentos da atual gestão da Fenae nas Apcefs. Até setembro de 2012 serão investidos cerca de R$ 5 milhões nas Associações.

O montante inclui as ações conjuntas entre a Fenae e Apcef já realizadas como o Dia dos Aposentados, as comemorações dos 40 anos da Fenae, a Corrida do Pessoal da Caixa, os Jogos Regionais, o Dia do Saci, o Passeio sobre rodas além investimentos patrimoniais que datam do dia primeiro de maio de 2011 e que vão até setembro de 2012.

O presidente da Fenae, Pedro Eugenio, destaca que as Apcefs vêm cumprindo um importante papel de reformar suas instalações e administrar os recursos enviados pela Fenae. "Todas as associações estão crescendo e isso é muito importante para todos os empregados da Caixa. Grande parte das associações já tem local para receber o associado em período de férias".

Durante a reunião, também foram exibidas fotos da reforma da nova sede da Fenae e foram debatidas questões referentes a empresas do Grupo PAR.

Fonte: Fenae

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *