Crédito: Seeb PI
Apesar do resultado parcial por conta da espera de urnas do interior do Estado, a Chapa 1 – Unidade, Participação e Luta, liderada pelo presidente reeleito José Ulisses de Oliveira (foto), com apoio da Contraf-CUT, venceu as eleições do Sindicato dos Bancários do Piauí para gestão 2010/2013.
A Chapa 2 – Sindicato Independente, Bancários em Luta ficou com 490 votos (25,23%) para a Diretoria Executiva e 542 votos (28,01%) para o Conselho Fiscal.
Segundo a Comissão Eleitoral, responsável pelo processo da eleição, o resultado oficial será anunciado até o final desta quarta-feira, quando serão apuradas as urnas que faltavam chegar do interior.
Representantes das duas chapas acompanharam a apuração voto a voto, através de um telão que foi colocado no pátio da sede do Sindicato. Não foi registrado também nenhum problema com as 117 urnas eletrônicas usadas neste pleito, cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral do Piauí.
Comemoração
José Ulisses de Oliveira, presidente reeleito, não escondia a alegria de comprovar nas urnas o resultado de um trabalho feito com organização, seriedade e dedicação à categoria bancária. "Quero agradecer à minha família pelo apoio dado em todos os momentos e a classe bancária que acreditou e continua acreditando no nosso trabalho, afinal, o Sindicato não é feito somente pelo presidente, mas por toda uma diretoria e colaboradores, bem como a sociedade piauiense", resume ele emocionado destacando ainda o importante papel das entidades que apoiaram os bancários.
João Sales, eleito vice-presidente da entidade, fez questão de frisar que espera contar com o mesmo apoio dos bancários que elegeram a Chapa 1 nessa nova administração e que tem o compromisso de defender os direitos de uma categoria que luta por condições mais dignas de trabalho. "É uma classe marcada pela organização, acima de tudo, e determinação de batalhar dia após dia por seus direitos, tendo a mobilização como característica marcante", explica o sindicalista.
"José Ulisses é uma referência em todo o Brasil quando se trata de defesa de direitos dos trabalhadores, tendo ao longo dos últimos anos contribuído, e muito, na organização da Campanha Nacional dos Bancários. A vitória da Chapa 1 reforça esse projeto vitorioso e as conquistas dos trabalhadores, fortalecendo a unidade dos bancários em todo o país", salienta Marcel Barros, secretário-geral da Contraf-CUT.
Compromissos
Dentre os compromissos firmados pela Chapa 1, estão o de intensificar a política permanente de recuperação salarial na convenção coletiva de trabalho e lutar pela implantação dos Planos de Cargos e Salários em todos os bancos, em sintonia com a Federação dos Trabalhadores em Empresas de Crédito (Fetec/NE) e a Contraf-CUT. O Sindicato também defende, no mínimo, o piso do DIEESE para todos os bancários no valor de R$ 2.227,00.
A nova admnistração pretende lutar pela isonomia de direitos e salários compatíveis com as tarefas exercidas e a riqueza gerada pelos trabalhadores. No que se refere à saúde, acompanhar a saúde do trabalhador, combatendo o assédio moral e sexual, bem com assistir o trabalhador lesionado e o aposentado, promovendo ainda eventos de qualidade de vida. Também orientar os trabalhadores a realizar exames periódicos para identificar lesões do trabalho, através do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador.
Também intensificar a luta pela preservação da jornada de trabalho de seis horas sem redução de salários, recorrendo sempre que necessário à Superintendência Regional do Trabalho e Emprego, Procuradoria do Trabalho e Ministério Público, dentre outros compromissos.
Posse
A posse da nova diretoria Executiva e Conselho Fiscal acontece no mês de agosto, com data a ser definida.
Fonte: Contraf-CUT com Gilson Rocha (SEEBF/PI)