Segundo ele, o banco assume o erro mas diz que não poderá reembolsá-lo. "E eu não sei o que fazer. Gravei as minhas conversas com o gerente do banco e anotei todos os protocolos gerados pela central de atendimento, mas não há meio de resolver o problema."
Procurado pela reportagem, o banco afirma que "não há erro no saldo atual do Sr. Thiago. Os valores atualmente existentes têm como origem as transações bancárias realizadas por ele." O analista de sistema, no entanto, com o extrato na mão, é enfático: "Não devolveram meu dinheiro."
Thiago é um dos poucos casos de correntistas do Itaú que ainda não tiveram o problema resolvido.
Clientes da Caixa, como a empresária Priscilla Folster, de 30 anos, enfrentaram problema diferente com o banco. No último fim de semana do mês de maio, em todo o País, os correntistas ficaram sem a possibilidade de sacar e de usar o cartão de débito do banco estatal.
Priscilla, que mantém suas contas de pessoa física e jurídica na Caixa, relata "situação constrangedora" ao não conseguir pagar a conta no posto de gasolina porque o sistema do banco estava indisponível. "Não tinha de onde tirar o dinheiro. Por sorte tenho uma amiga que mora perto do posto em que eu estava e ela foi até lá pagar a minha conta", afirma.
Os correntistas da Caixa consultados contam que é comum encontrar o sistema do banco fora do ar a partir da meia-noite. Em geral, a função débito do cartão não funciona. "Esse problema acontece tantas vezes que decidi fechar a minha conta no banco e abrir em outro", diz o publicitário Estevan Petyk de 23 anos e que mora em Curitiba.
O Procon esclarece que todos os clientes que tiveram situações parecidas podem entrar na Justiça e solicitar indenização.
Fonte: Roberta Scrivano – O Estado de São Paulo