A Câmara aprovou nesta quarta-feira um novo texto para a medida provisória (MP) 470, que trata da capitalização da Caixa Econômica Federal. Além do aporte de R$ 6 bilhões para a CEF, o substitutivo apresentado pelo líder do PTB, deputado Jovair Arantes (GO), prevê mais R$ 1 bilhão para o Banco do Nordeste, também a título de capitalização.
A nova redação também beneficia os empresários exportadores que têm dívidas referentes ao chamado crédito-prêmio do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), mostra reportagem publicada nesta quinta-feira pelo jornal O GLOBO. A MP ainda será analisada pelo Senado.
Também ontem, o Banco do Brasil (BB) começou a operar na Bolsa de Nova York com o lançamento de American Depositary Receipts (ADRs, recibos de ações $), tendo como parceiro e depositário nas transações o BNY Mellon. O objetivo é aumentar sua visibilidade internacional.
Hoje, cerca de 11% das ações do BB já estão nas mãos de investidores, e espera-se que, a curto prazo, entre 0,5% e 1% desse total passe a circular nos EUA. Segundo o vice-presidente de Finanças, Ivan Monteiro, o lançamento desses papéis atende a a demandas dos investidores estrangeiros.
Fonte: O Globo