valeria_rezende.jpg

valeria_rezende.jpg

A escritora paulista, radicada na Paraíba, Valéria Rezende será homenageada nesta terça-feira (16), com o Título de Cidadã Pessoense, através de uma propositura da vereadora Sandra Marrocos (PSB). O evento acontece a partir das 11h, no Plenário da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), e faz parte da programação do projeto literário ‘Agosto das Letras’, que movimenta a Capital até esta sexta-feira (19), com uma ampla programação que contempla lançamentos de livros, rodas de diálogos, oficinas, apresentações de dança e teatro, além de shows musicais.

Homenageada – A escritora Maia Valéria Rezende nasceu em uma família de escritores e artistas em Santos (SP), em 1942, onde viveu até os 17 anos. Foi dirigente de movimentos estudantis e da Juventude Estudantil e Universitária Católica. Graduou-se em Língua e Literatura Francesas e em Pedagogia, e é mestre em Sociologia. Entrou na Congregação da Nossa Senhora em 1965, na qual permanece até hoje. Segundo ela, “tentar ser paraibana também é uma escolha do coração e definitiva”.

A artista reside há mais de 30 anos na Paraíba, dedicando-se à educação popular, primeiro no Brejo da Paraíba e, desde 1988, em João Pessoa. A partir do ano 2000, passou a dedicar-se também à literatura, sem nunca, porém, abandonar a educação popular. Passou boa parte da infância “escavando a praia e o quintal, para ver se achava o tesouro do pirata Cavendish que, no passado, frequentava sua ilha natal”.

Já publicou livros de ficção e alguma poesia para gente de qualquer idade. Apegou-se ao Clube do Conto, que ela define como “uma tribo nômade que vaga há quase sete anos por João Pessoa”. Alguns dos seus livros foram finalistas de concursos, mas nunca receberam “o” prêmio, motivo pelo qual ela acredita que “ainda tem muito o que melhorar, se for capaz e tiver tempo”.

Agosto das Letras – O projeto, que traz grandes nomes da literatura do País, acontece em diferentes espaços públicos da Capital, a exemplo do Casarão 34, Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes e Ponto Cem Réis, uma promoção da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por intermédio da sua Fundação Cultural (Funjope).

Fonte: Alexandre Macedo / Assessoria da vereadora Sandra Marrocos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *