O projeto de lei nº 126/2009, de autoria do vereador José Antonio Fernandes Paiva (PT), que torna obrigatória a instalação de divisórias para isolamento visual entre os caixas e os clientes que aguardam atendimento, foi aprovado por unanimidade, na última reunião extraordinária (14/12) da Câmara de Vereadores de Piracicaba.
Pela nova lei, que entrará em vigor nos próximos dias, os bancos terão até 60 dias para fazer as adaptações, que incluem ainda, a instalação de câmeras de vigilância junto aos caixas, sob pena de multa que pode chegar a R$ 10 mil.
O autor da propositura elogiou o espírito público dos demais vereadores, que segundo ele, "souberam entender a importância da matéria, que assegura maior segurança para os clientes e funcionários dos bancos". Paiva, que também é presidente do Sindicato dos Bancários de Piracicaba e Região foi conhecer a experiência exitosa de Sorocaba, cidade na qual uma lei semelhante já fez cair em 74% o número de assaltos nas chamadas ‘saidinhas de banco’, de acordo reportagem publicada no jornal Cruzeiro do Sul.
A lei do vereador Paiva também prevê que os caixas eletrônicos sejam isolados nas laterais, e que seja realizada uma ampla campanha de orientação aos clientes.
Fonte: Marcelo Bongagna – Seeb Piracicaba