A compositora e cantora Cecéu, da dupla de paraibanos Antônio Barros & Cecéu, receberá homenagem da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta quinta-feira (2) em sessão solene, a partir das 16h, quando ela receberá, por iniciativa do presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), as honrarias ‘Medalha Ariano Suassuna’ e ‘Título de Cidadão Pessoense’.
 

A homenageada, Marly Maciel Ribeiro, nasceu a 2 de abril de 1950, na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Costumava ir à escola cantarolando várias músicas que gostava de ouvir no rádio às tardes, enquanto trabalhava na mercearia de secos e molhados de seu pai. “Marieta-tá, Marieta-tá, Marieta-tá, entalada com cajá…”, era uma das músicas que gostava de cantar, e nem sabia que era uma composição de Antônio Barros, que mais tarde viria a ser seu companheiro na vida e na profissão.

Influenciada pelo romantismo dominante de sua época da adolescência, até passou a escrever algumas músicas e só mais tarde, ao se tornar Cecéu, foi que começou sua carreira profissional ao lado do companheiro e marido Antônio Barros, que, desde 1971, formam uma parceria no trabalho musical e no amor.

Compondo juntos, tornaram-se um casal de sucesso,e transformaram-se num paradigma da cultura popular brasileira, com mais de setecentas obras gravadas pela maioria dos intérpretes brasileiros, alcançando popularidade até no exterior, onde também suas músicas foram gravadas na Itália, Espanha, Portugal e Israel.

Artistas consagrados, fazem parte da realidade e da história da música. Conseguiram romper a regionalidade sem perder o sotaque. Na capital paulista, onde residiram, o casal apresenta seus shows com classe e charme através de seus inúmeros sucessos.

Entre as parcerias mais conhecidas estão as canções ‘Homem Com H’, ‘Por Debaixo Dos Panos’, ‘Bate Coração’, como também as famosas ‘Procurando Tu’, ‘Casamento Da Maria’, ‘Sou O Estopim’, ‘Amor Com Café’, ‘Forró Do Poeirão’, ‘Forró Do Xenhenhém’, ‘Óia Eu Aqui De Novo’, gravadas por expressivos nomes da MPB, como Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Dominguinhos, Gilberto Gil, Alcione, Ivete Sangalo, Fagner, Gal Costa, MPB-4 e os saudosos Jackson do Pandeiro, Luiz Gonzaga e Marinês.

Antônio Barros

A 11 de junho de 2010, a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), também numa sessão solene, concedeu a Antônio Barros a mesma comenda ‘Medalha Ariano Suassuna’, que foi entregue pelo vereador Ubiratan Pereira, o Bira (PSB).

Fonte: CMJP / Damião Rodrigues – Fotos: Olenildo Nascimento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *