Crédito: Seeb Alagoas
Seeb AlagoasBancários saíram do Sindicato e fizeram manifestações em Maceió

Queremos mais emprego, salário, saúde, segurança e igualdade! Esse foi o recado dado pelo Sindicato dos Bancários de Alagoas na manhã desta quarta-feira (13) quando percorreu as agências do Centro de Maceió, lançando oficialmente a Campanha Nacional dos Bancários 2014.

Com carro com som, faixas, banners, panfletos, adesivos, banda de pífano, apresentações teatrais e muita disposição, os dirigentes sindicais explanaram e dialogaram com a população e com bancários (as) de instituições públicas e privadas informando as propostas definidas na Campanha.

“Estamos numa luta constante com os banqueiros, nossa Campanha Nacional está sendo lançada hoje em Alagoas e não podemos deixar de dizer que chega de exploração, chega de arrocho salarial, chega de assédio, queremos mais contratações”, disse o presidente do Sindicato, Jairo França.

Entre as reivindicações feitas pela categoria está o reajuste salarial de 12,5%, maior participação nos lucros, melhores condições de trabalho, preservação do emprego, fim da rotatividade, prevenção contra assaltos e sequestro, fim das metas abusivas e combate ao assédio moral. 

Os diretores do Sindicato mostraram à população que a pauta da categoria também foi construída pensando no cliente e no usuário que sofre diariamente nas filas quilométricas, pagando altas taxas e tarifas. “Por isso exigimos mais contratações de bancários e abertura de agências”, concluiu o secretário-geral Cícero Matheus. 

Durante o percurso ocorreram apresentações teatrais, onde os atores representaram o “cabo de guerra”, colocando de um lado os banqueiros e de outro os bancários e a população. Clientes e usuários participaram da apresentação teatral mostrando sua revolta com os bancos.

Vale lembrar que as atividades de lançamento da Campanha prosseguem na próxima semana no interior do estado, onde o primeiro município a ser visitado será Arapiraca. 

As pautas específicas dos funcionários do BB e da Caixa já foram entregues para a direção de cada banco, em São Paulo, logo após a entrega da minuta geral da categoria para a Fenaban. A primeira rodada de negociações com os bancos foi marcada para os dias 19 e 20, quando serão tratadas as cláusulas de saúde e condições de trabalho. 

A minuta dos funcionários do Banco do Nordeste será entregue nesta quinta (14) a partir das 14h, em Fortaleza. 


Fonte: Contraf-CUT com Seeb Alagoas

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster