Crédito: Seeb São Paulo
Seeb São Paulo O Comando Nacional dos Bancários realizou nesta segunda-feira 13 de julho a quinta rodada de negociação com a Fenaban em um esforço de construção de um novo modelo de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). "Não podemos mais aceitar o atual modelo, uma vez que pelos seus critérios os bancários poderiam não receber PLR adicional este ano, apesar de todo o empenho da categoria nos resultados e dos altos lucros dos bancos. Precisamos encontrar outras fórmulas que torne a PLR mais justa e mais transparente para todos os bancários", afirma Carlos Cordeiro, presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e coordenador do Comando Nacional.

Na rodada de negociação desta segunda-feira, o Comando Nacional reafirmou que é necessário encontrar outras fórmulas que não estejam vinculadas a uma parte da variação do lucro líquido. Apesar de os bancos continuarem lucrando muito mesmo com a crise, o atual modelo poderia levar a uma redução drástica dos valores recebidos pelos bancários.

Como hipóteses, o Comando citou dois exemplos de modelos. O primeiro é o modelo aprovado na Conferência Nacional dos Bancários do ano passado, que é um número de salários mais um valor fixo para todos. Um segundo modelo possível poderia ser uma proposta construída a partir do que já está acordado entre o movimento sindical e o Banco do Brasil, que é composto de três partes: uma proporção do salário, mais um valor fixo e mais um percentual do lucro líquido ou outros indicadores/contas distribuídos linearmente para todos os bancários.

Conferência Nacional começa sexta-feira

A discussão sobre o novo modelo de PLR será feita pela 11ª Conferência Nacional dos Bancários, que será realizada em São Paulo nos dias 17, 18 e 19 de julho (sexta a domingo próximos). Os mais de 600 delegados eleitos nas conferências regionais definirão a proposta de PLR e as demais cláusulas da pauta de reivindicações, além da estratégia da Campanha Salarial 2009.

Os integrantes do Comando Nacional dos Bancários que participaram das negociações com a Fenaban permanecem em São Paulo para participar, nesta terça e quarta, de um seminário preparatório à 11ª Conferência Nacional. Na quinta-feira, também será realizado o 2º Encontro Nacional de Comunicação da Contraf-CUT.

Fonte: Contraf-CUT

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster