Crédito: Contraf-CUT
Contraf-CUT O Comando Nacional dos Bancários reuniu-se nesta terça-feira, dia 9, na sede da Contraf-CUT, em São Paulo. Os principais temas do debate foram o novo modelo para a Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e a organização da Campanha Nacional dos Bancários 2009.

Foi aprofundado o debate a respeito do novo modelo de PLR pretendido pelos trabalhadores. Na última rodada de negociação com a Fenaban, os banqueiros concordaram em debater o conceito de lucro que será utilizado para o cálculo da remuneração de cada trabalhador. "A discussão avançou, mas o tema é complexo e é preciso fazer uma discussão responsável para alcançar o melhor resultado possível para o conjunto da categoria", avalia Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional dos Bancários. Os dirigentes sindicais se comprometeram a discutir o tema em suas bases.

Os membros do comando também deram continuidade às discussões a respeito da organização da Campanha Nacional dos Bancários 2009. Foi ressaltada a importância da participação dos sindicatos e federações na consulta divulgada pela Contraf-CUT. "Os resultados serão fundamentais como referências para o debate a respeito das reivindicações e prioridades da campanha", afirma Carlos.

> Clique aqui para acessar o questionário padrão da consulta

O comando iniciou ainda o debate para a criação de uma mídia conjunta para a campanha salarial deste ano. Será agendada uma reunião específica para debater o tema. "Avançamos muito nos últimos anos na construção de uma campanha salarial verdadeiramente nacional, com resultados positivos para todos os bancários. A unificação da mídia de campanha é um dos passos que devemos tomar para continuar nesse caminho", afirma Carlos.

Calendário

As definições sobre a campanha salarial serão encaminhadas para a 11ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada entre os dias 17 a 19 de julho. Antes disso, os sindicatos e federações estão organizando Conferências Regionais e Encontros Estaduais em todo o país. Veja abaixo os eventos já marcados:

Junho
23 – Plenária Estadual dos Bancários do ES
25 e 26 – Conferência Interestadual da Feeb SP-MS, na Colônia de Férias da Usceesp, em Suarão/SP
26 e 27 – Encontro Estadual Seeb Piauí
27 – Encontro Estadual Seeb Maranhão
27 – Encontro Estadual Seeb Pará, local a confirmar
27 – Conferência Estadual Fetec SC, em Gravatal
27 – Conferência Interestadual RJ e ES, no Rio de Janeiro (teatro da ACM – R. da Lapa 86)
27 e 28 – Encontro Estadual RO, em Ji Paraná

Julho
03 a 05 – Conferência Regional Fetec NE, em Fortaleza
04 – Conferência Regional BA e SE, em Salvador
04 – Conferência Estadual Fetec SP, local a confirmar
04 – Conferência Estadual Feeb RS, Hotel Embaixador, em Porto Alegre
04 e 05 – Conferência Estadual da Fetc PR, Associação Banestado, na Praia do Leste
10 e 11 – Congresso do Seeb Brasília

Nacionais
16 de julho – 2º Encontro Nacional de Comunicação da Contraf-CUT
17 a 19 de julho – 11ª Conferência Nacional dos Bancários

Fonte: Contraf-CUT

Walmar Pessoa
Author: Walmar Pessoa

WebMaster